Após a difícil e desgastante aprovação do “novo” Código Florestal, surgiram inúmeros desafios para a sua efetiva regulamentação. Neste período de três anos, além das dificuldades e obstáculos relativos à sua implementação, novas questões como a crise hídrica apareceram para tornar o tema ainda mais urgente e necessário. Mesmo assim, a velocidade desse processo deixa muito a desejar. É preciso um real apoio de todos os setores da sociedade brasileira para que a lei seja estabelecida de acordo com os requisitos aprovados.
Este evento que celebra os três anos de aprovação do Código Florestal tem como um de seus principais objetivos alertar para a sua efetiva regulamentação com transparência e assertividade. A oportunidade de realizar este encontro evidencia-se ante o momento político-administrativo de prorrogação do prazo para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), assim como a necessidade de implementação de determinados pontos da norma como: formas de recuperação de áreas degradadas e a regulamentação da lei estadual 15.684/2015, que trata do Programa de Regularização Ambiental (PRA) em São Paulo.
O encontro em São Paulo está sendo organizado pela Iniciativa Verde, IPAM, SOS Mata Atlântica e Imaflora e em simultaneidade com outros eventos realizados na mesma data pelo Observatório do Código Florestal (OCF). O Observatório é formado por instituições da sociedade civil e tem como objetivos monitorar a implementação da nova Lei Florestal (Lei Federal 12.651/2012) em todo o país.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais