Por ONU News | A resiliência dos litorais e a representação digital do oceano são alguns dos pontos da nova Chamada para Década de Ações em favor dos oceanos.
A iniciativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, quer tratar de brechas temáticas e regionais e encorajar a ciência transformadora para cumprir os desafios críticos e urgentes dos mares.
Lançada em 15 de outubro, a Chamada foca no Desafio 6 e programas que levem a soluções e conhecimento sobre a resiliência verde e cinza entre elas as propostas baseadas na natureza que incluem governos nacionais e locais.
Um outro ponto é a expansão de sistemas inovadores de alerta precoce para melhor responder aos desastres naturais.
Já o Desafio 8, que trata da representação digital do oceano, deve se concentrar em geração de banco de dados, informação, conhecimento sobre o mar profundo, os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, Sids na sigla em inglês, as zonas econômicas exclusivas, altas latitudes e o oceano do sul.
Aqui, o importante é impulsionar ou conectar infraestruturas digitais de sistemas nacionais e internacionais. Os organizadores também destacam a necessidade de aplicativos, serviços e mecanismos que possam fazer chegar o conhecimento dos Desafios da Década dos Oceanos para os usuários.
A Chamada para Década de Ações conta com 25 programas já endossados que convidam para inscrições do Projeto Década. (Veja as informações em inglês Guidance Note for Applicants )
Esses projetos estão focados em prioridades temáticas como vida marinha, observações oceanográficas, preparação e capacidade de desenvolvimento para responder a tsunamis etc.
A Década do Oceano foi criada por uma resolução da Assembleia Geral em 2017 como Década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável de 2021 a 2030.
A iniciativa também incentiva contribuições e recursos financeiros para apoiar a coordenação dos escritórios que tratam do tema pelo mundo.
No início de novembro, a Unesco organizará duas sessões de perguntas e respostas pela internet para as partes interessadas.
Este texto foi originalmente publicado por ONU News de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais