DEEC-Tec, ou Distributed Embedded Energy Converter Technology, que pode ser livremente traduzido para “Tecnologia de conversores de energia incorporada e distribuída”, é um domínio de tecnologia do Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL) capaz de gerar energia renovável a partir das ondas do mar, roupas, prédios e até mesmo do concreto.
Embora a primeira patente do projeto tenha sido designada especificamente para a conversão de energia através das ondas do mar, a tecnologia pode eventualmente transformar fontes de energia cotidiana em eletricidade ou outras formas de energia utilizável.
A DEEC-Tec é composta de pequenos conversores que se unem para trabalhar juntos, similar às células musculares. Diferentemente de outros geradores com apenas uma estrutura capaz de converter os movimentos do oceano em eletricidade, a tecnologia junta diversos conversores que formam uma estrutura flexível e maior, chamada de flexWEC.
Imagine uma estrutura parecida com uma cobra do mar, que boia na superfície e se movimenta em relação às ondas.
Os movimentos possibilitados pela junção de pequenos conversores é o que fornece a energia. Quando as ondas do mar efetivamente movimentam as partes que compõem a estrutura, cada conversor de energia pode transformar uma parte desses movimentos e energia das ondas oceânicas em eletricidade.
No entanto, como já mencionado, o oceano não é seu único meio de gerar energia. Quando juntos, esses conversores podem formar a estrutura de diversos objetos, como tecidos e anteparas, fazendo com que as possibilidades de uso da DEEC-Tec sejam quase ilimitadas.
Os pequenos conversores que compõem a tecnologia da DEEC-Tec trazem benefícios para a geração de energia, uma vez que a sua flexibilidade possibilita a conversão de ondas em energia utilizável em toda a sua estrutura. Ou seja, não importa como ou em que parte da onda interage com a estrutura, o movimento poderá ser aproveitado.
O uso de diversos conversores também evita danos na estrutura da tecnologia. Por não ser apenas um grande conversor localizado no mar, a estrutura impede a acumulação de forças de ondas oceânicas que possam desligar ou danificar a máquina, uma vez que ondula, se expande, contrai, estica e dobra acompanhando o movimento do oceano.
Sua energia também é de alto alcance, possibilitando que uma grande área aproveite a eletricidade providenciada pela DEEC-Tec, mesmo com a tecnologia sendo localizada no oceano.
Em geral, o alto custo da produção de energia marinha é um dos únicos obstáculos que impedem que essa parte da indústria avance. Entretanto, adotar a tecnologia DEEC-Tec pode indicar um progresso na área.
Além de ser uma fonte de energia renovável, os conversores utilizados na composição da DEEC-Tec podem ser feitos a partir de materiais sustentáveis e econômicos, tornando-os mais fáceis de instalar e controlar no oceano.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais