O que é democracia e como ela surgiu?

Compartilhar

A democracia é o regime político encontrado em diversos países no mundo, incluindo no Brasil. A palavra é derivada de dois termo gregos “demos” que significa “povo”, e “kratos” que se traduz como “poder”. De forma simplificada, democracia pode ser entendida como o sistema político onde o povo é o detentor do poder.

Para Abraham Lincoln, décimo sexto presidente dos Estados Unidos, o regime democrático existe devido aos cidadãos, pelos cidadãos e para os cidadãos. A democracia moderna pode ser definida de diversas maneiras, e por isso, é mais fácil identificá-la por o que ela não representa.

Democracia animal: macho alfa se curva à maioria em caso de abuso de poder, diz estudo

Em geral, a democracia não é como a aristocracia, a monarquia, a diarquia, a tirania, a oligarquia e qualquer outro regime político autoritário. Dentro do estado democrático de direito, a soberania pertence apenas aos cidadãos, que confiam parte de seu poder ao Estado para a organização da sociedade. 

O conceito de democracia também abrange outros sistemas políticos, como o presidencialismo e o parlamentarismo, e entende os direitos humanos e a cidadania como alguns de seus princípios. 

Por que a democracia foi criada?

As origens da democracia estão na Grécia Antiga, apesar de alguns estudiosos defenderem que já existiam sistemas políticos semelhantes anos antes. O conceito ganhou popularidade devido sua aplicação na cidade de Atenas, durante o Período Clássico.

No entanto, é preciso notar a diferença entre a democracia grega antiga e a democracia moderna praticada nos dias de hoje. Em Atenas, acontecia a chamada democracia direta, onde a população se encontrava e discutia as questões de governo para aplicar políticas públicas, sem a necessidade de eleger um representante. 

Esse sistema só era possível porque a parcela da população que participava dessas decisões era consideravelmente pequena. Afinal, apenas homens podiam tomar decisões políticas e estrangeiros, pessoas escravizadas, mulheres e crianças não tinham direito de opinião. 

Quem é o pai da democracia?

Clístenes foi um político grego responsável por formular as leis da democracia na Grécia Antiga. Foi Clístenes que estabeleceu a famosa lei da isonomia, que dita que “todos os cidadãos são iguais perante a lei”. 

Quais são as principais características de uma democracia?

Foi com a Revolução Francesa e com Independência estadunidense que a democracia começou a dar os seus primeiros passos para conquistar o ocidente. Os ideais iluministas defendiam a participação das massas populares, além do avanço social, político e científico da sociedade. 

Com o passar do tempo, as características da democracia foram ganhando forma, o autoritarismo se tornou coisa do passado e  mais pessoas começaram a ter voz dentro desse sistema político — mulheres, indígenas e pessoas pobres. 

A democracia não é um sistema único, e por esse motivo, tem diversos princípios e derivações que são aplicadas em regiões diferentes.  A característica que une a democracia moderna é a representatividade, ou seja, todo aquele que é considerado cidadão tem o direito de eleger o seu representante. 

Isso acontece tanto em regimes democráticos parlamentaristas e presidenciais. O motivo pelo qual esse modelo é priorizado no mundo se dá devido a grande quantidade de cidadãos exercendo seu direito à participação política. Em países com milhões de habitantes é praticamente impossível reunir uma assembleia para que toda a população decida o rumo das políticas em conjunto. 

As principais características da democracia são: 

  • Garantir igualdade civil;
  • Garantir todos os direitos constitucionais independente da cor, origem, gênero, raça e orientação sexual do indivíduo; 
  • Educação e governo laico e universal;
  • Direito a contestação;
  • Proteção dos direitos humanos;
  • Proteção da vontade do povo;
  • Liberdade de pensamento e religião;
  • Liberdade de expressão, desde que a expressão não se torne um discurso de ódio;
  • Liberdade de discutir ideias e se associar a partidos que têm a mesma opinião;
Equidade: o que é, exemplos e direitos humanos

Quais são os tipos de democracia?

Democracia representativa

Ela é constituída pelo parlamentarismo e pelo republicanismo (presidencialismo). Neste tipo de democracia os cidadãos elegem seus representantes, que formam o legislativo e o executivo. A democracia representativa está fundamentada no voto universal, na constituição sem segregação, na alternância de poder e na participação de toda a população. Um lado negativo desse tipo de sistema democrático é que alguns políticos acabam governando apenas para si mesmos. 

Democracia direta

O sistema que era exercido em Atenas, onde todos os cidadãos — desde de que homens nascidos na cidade — podiam participar diretamente na tomada de decisões políticas. Nesse caso, a população era o poder legislativo, e os poderes executivo se submetiam às suas decisões. 

Democracia participativa

Conhecida como democracia semidireta, por estar entre a representativa e a participativa, ela é composta por representantes eleitos e por tomadas de decisões feitas pela população. A participação acontece por meio de plebiscitos e assembleias populares, geralmente realizadas em localidades menores, como países pequenos ou unidades federativas.

O que é democracia no Brasil?

A democracia no Brasil é relativamente nova, ela tem aproximadamente 30 anos de existência em terras tropicais. O governo brasileiro sempre teve uma história muito conturbada, durante o Império, o poder moderador ( Imperador) controlava o parlamento que era formado pelo poder legislativo. 

Logo depois disso, o império se tornou uma república, através de um golpe. Ao contrário do que se imagina os primeiros anos da república brasileira não foram democráticos, e sim oligárquicos. Dos anos de 1894 até 1930 os presidentes do país foram escolhidos através de chapas formadas por oligarquias de São Paulo e Minas Gerais, em um sistema chamado de Política do Café com Leite.

Então, em 1930 o Brasil passa pela Revolução de 1930, outro golpe que instaurou um regime ditatorial até os anos de 1945. De 45 até 64 o país volta a ser uma república democrática, mas isso dura pouco e a ditadura civil-militar brasileira toma posse do governo com mais um golpe, a constituição é suspensa, assim como as eleições.

Dos anos 60 até os anos 80 o brasileiro não era permitido de exercer o seu direito de votar, e os presidentes eram escolhidos por aqueles que estavam no poder. Foi apenas com os protestos das “Diretas Já!” que a ditadura militar recuou, e a população caminhou pelas ruas em busca de colocar em prática a democracia brasileira. 

Em 1988 foi criada a Constituição Cidadã, carta magna que é usada até os dias atuais para a proteção dos direitos do povo brasileiro. Por isso se diz que a democracia brasileira é recente, afinal, ela tem se estabilizado apenas nos últimos 30 anos. E para alguns especialistas, o fato de uma democracia ainda ser nova gera estranheza na população, o que pode gerar o surgimento de grupos contrários a esse sistema. 

Qual a importância da democracia? 

A democracia tem como objetivo dar o poder de decisão ao povo, para que ele tenha suas demandas atendidas e seus direitos garantidos. Ou seja, ninguém deve ser submetido a leis que não são impostas a todos que vivem naquela sociedade, e qualquer pessoa tem o direito de controlar sua própria vida. 

Por fim, a democracia é importante para reforçar a ideia de que todo mundo deve ter a mesma oportunidade de influenciar as decisões políticas tomadas no país. Desta forma, o único motivo pelo qual uma pessoa deixaria de opinar sobre o governo seria deixando de ir votar por livre e espontânea vontade.  

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais