O chinelo é um calçado comumente utilizado por muitos brasileiros. Feito de borracha e plástico, ele pode ser usado em praticamente todos os tipos de ambiente.
No entanto, quando o chinelo chega ao fim de sua vida útil, ele necessita ser descartado corretamente. Isso porque, quando descartado no lixo comum, esse calçado é destinado a lixões ou aterros sanitários levando anos para se decompor, o que pode gerar poluição ambiental por microplástico.
Em vez disso, ele poderia ser reaproveitado em um novo ciclo mais consciente e sustentável por meio da reciclagem. Confira como fazer o descarte de chinelo velho.
O chinelo é feito por uma borracha microporosa, composta de borracha natural (originada de seringueiras) ou sintética (derivada do petróleo), misturada com EVA.
O descarte incorreto impede que o material seja reaproveitado. Esse reaproveitamento ajudaria a preservar os recursos naturais e diminuir as emissões de gases do efeito estufa provenientes do processo de produção de materiais novos.
Por não ter muito valor na cadeia de reciclagem, esse processo não é tão comum. Entretanto, é importante engajar a população sobre a importância do descarte e reciclagem de chinelo. Isso porque, de acordo com a BVRio, os chinelos podem ser levados até os oceanos, poluindo e liberando milhares de partículas danosas, como os microplásticos.
Dessa forma, algumas empresas brasileiras já trabalham com logística reversa desse resíduo. Como resultado, a borracha é utilizada para a fabricação de diversos outros produtos, como tapetes e pneus.
O descarte incorreto de chinelo pode levar o resíduo a locais inadequados, como lixões e aterros sanitários. Em outros casos, eles são descartados na rua, podendo até entupir bueiros sob a ação da chuva.
Todas essas destinações podem causar a poluição e contaminação do meio ambiente. Isso porque o chinelo, principalmente aquele feito de borracha sintética, pode liberar microplásticos no solo, ar e água.
Quando escapam para o meio ambiente, os microplásticos atuam como captadores de poluentes orgânicos persistentes (POPs) altamente nocivos. Os POPs são tóxicos e estão diretamente ligados a disfunções hormonais, imunológicas, neurológicas e reprodutivas. Eles ficam durante muito tempo no ambiente e, uma vez ingeridos, têm a capacidade de se fixarem na gordura do corpo, no sangue e nos fluidos corporais de animais e humanos.
Alguns riscos da ingestão de microplásticos para a saúde animal incluem:
Além disso, existem registros de microplásticos encontrados no sangue, placenta, fígado, pulmões e outros órgãos do organismo humano.
Por outro lado, um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Massachusetts Amherst e da Universidade Shandong, na China, mostrou que os microplásticos presentes no solo podem reduzir a biomassa total das plantas. Isso tem influência direta no rendimento e valor nutricional das safras.
No contexto das mudanças climáticas, um estudo publicado na revista Nature revelou que os microplásticos e nanoplásticos presentes na atmosfera podem viajar milhares de quilômetros e afetar a formação de nuvens. Isso significa que eles também têm o potencial de interferir na temperatura, precipitação e mudanças climáticas.
Para descartar seu chinelo corretamente, é importante seguir algumas diretrizes para garantir que ela seja removida de forma segura e adequada para o meio ambiente. Algumas opções para descarte incluem:
Entre em contato com a prefeitura da sua cidade e verifique se a coleta de lixo reciclável é realizada no seu endereço. Se sim, separe o chinelo para descartá-lo no dia da coleta seletiva.
Outra alternativa é levar seu chinelo até o ponto de coleta mais próximo da sua casa. Você pode verificar quais são as opções no mecanismo de busca gratuito na home do Portal eCycle, no botão “Onde descartar?”.
Algumas empresas brasileiras possuem sistemas de ponto de coleta de chinelos. A Havaianas, por exemplo, possui o programa reCICLO, em que os chinelos da marca são descartados, coletados, triados e reciclados.
Para isso, é só você levar seu chinelo Havaianas que não estão sendo mais usados para as lojas participantes do programa e depositar na urna coletora.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais