Apesar de muitas pessoas confundirem design sustentável e ecodesign, essas são áreas diferentes. O design sustentável pode ser entendido como um conjunto de ferramentas, conceitos e estratégias que buscam desenvolver produtos, serviços e soluções para gerar uma sociedade com desenvolvimento sustentável. Já o ecodesign é uma dessas ferramentas de gestão ambiental e é centrado na fase de concepção dos produtos e de seus respectivos processos de fabricação, distribuição e utilização.
Isso significa que o conceito deste tema é mais abrangente que o de ecodesign, porque considera também preocupações sociais e econômicas ligadas a um item.
O principal objetivo do design sustentável é desenvolver produtos e serviços que sejam economicamente viáveis, ecologicamente corretos e socialmente equitativos. Portanto, o ecodesign é uma etapa necessária para o design sustentável. Quando aplicado em sua completude, ele utiliza os conceitos do ecodesign.
Ao ampliar o foco para essa tríade de dimensões, o design sustentável também procura dar atenção para as pessoas influenciadas por todas as etapas do processo produtivo, isto é, do planejamento e fabricação ao descarte de itens e matérias-primas. Além disso, esse tipo de design pretende satisfazer as necessidades humanas básicas de toda a sociedade, atendendo principalmente a comunidades menos favorecidas e prezando pelo seu bem-estar e qualidade de vida.
O design sustentável propõe uma visão holística de todos os elementos envolvidos no processo produtivo de um serviço ou produto, oferecendo um maior compromisso com a sustentabilidade ambiental e social. Assim, é mantido também um cuidado em uma gama infinitamente maior de fatores, como:
O grande mérito dessa vertente mais ampla é a preocupação com quem faz parte de todos os processos de criação, transporte e a venda do produto: as pessoas. Afinal, são elas que têm influência sobre o rumo de toda a cadeia produtiva.
O design sustentável possui diversas abordagens. Entre elas estão:
A prática do design sustentável é fundamental para aquelas empresas que já reconhecem a responsabilidade ambiental como um dos principais fatores para o seu sucesso. Além de contribuir para a formação de uma sociedade mais sustentável, essa vertente gera outros benefícios, como:
Atualmente, qualquer empresa que não esteja disposta a implantar ou discutir aspectos sustentáveis no seu processo de produção tem grande chance de perder espaço no mercado, já que a sociedade tem se conscientizado cada vez mais sobre a importância de iniciativas que não agridam o meio ambiente (eco-friendly). Muitas empresas já tiveram suas imagens danificadas por participarem de produções que envolviam questões prejudiciais à natureza, como a emissão de grande quantidade de poluentes ou o uso indevido de recursos naturais, como de madeira não legalizada para o comércio.
Dessa maneira, o design sustentável impacta diretamente na imagem da empresa. Além disso, é possível utilizar o conceito a favor dos negócios, uma vez que existe uma preocupação crescente com a questão ambiental e de sustentabilidade. Vale ressaltar que o consumidor também tem um papel fundamental na escolha de produtos que priorizem o design sustentável.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais