Veículo é inspirado nas formigas devido à capacidade de transporte de cargas pesadas e senso de cooperação
Desastres e catástrofes naturais são momentos de exceção em que se torna muito difícil o resgate de feridos. Para tentar facilitar o serviço humanitário, o designer australiano Bryan Lee criou o conceito A.N.T. (Aid Necessities Transporter), um transporte futurista que, se virar realidade, vai facilitar a tarefa de auxiliar vítimas. Sua principal função será de transportar alimentos, água, suprimentos médicos e unidades habitacionais para as áreas em que algum tipo de desastre ocorrer.
A inspiração do designer veio de um dos animais mais comuns em todo o mundo: a formiga. Isso porque ela possui uma capacidade impressionante de transportar cargas de cinco a dez vezes mais pesadas que o seu peso e tamanho.
As formigas também viajam rapidamente e com eficiência em qualquer tipo de terreno e se ajudam mutuamente, trazendo e levando alimentos e suprimentos para o seu ninho. Esse espírito de cooperação foi usado como exemplo para a distribuição dos A.N.T. entre as organizações humanitárias. A forma do veículo também imita a das formigas – há seis rodas, assim como existem seis patas nesses insetos, além de um “abdômen” com um anexo para a carga.
O próprio nome também remete à formiga, já que “ant” é o significado de “formiga” em inglês. Por todos esses motivos, é possível considerar que a elaboração desse conceito utilizou a biomimética, ou seja, a inspiração na natureza para encontrar soluções para problema da modernidade.
Esse veículo possui dois modelos de transporte. Ele pode ser uma espécie de moto, mas pode se transformar e carregar cargas grandes, como unidades habitacionais para levar às áreas devastadas e acolher os feridos e sobreviventes. Quando chega ao local, a unidade de alimentação se transforma em um alojamento temporário para fazer o resgate.
Confira o vídeo abaixo, com mais detalhes sobre o transporte.
Imagens: Behance
Veja também:
–Conceito de scooter da Peugeot é elétrico e possui quatro rodas para maior segurança
–Braço biônico inspirado em movimento da tromba do elefante ajuda em laboratórios