Torradeiras, cafeteiras, chaleiras e muitos outros aparelhos domésticos são usados constantemente para a realização de suas atividades do dia-a-dia. Passado certo tempo de uso, esses aparelhos começam a apresentar problemas. O conserto é uma opção para prolongar a vida útil, mas muitos têm o destino do lixo antes disso devido à dificuldade em arrumar os itens ou ao surgimento de peças mais novas no mercado. No entanto, esses aparelhos acabam indo para o aterro sanitário, onde eles estarão condenados a se decomporem por centenas ou mesmo milhares de anos, eventualmente até poluindo ar, solo e água devido a sua composição tóxica.
Agora imagine esses aparelhos domésticos se transformando em novos produtos com outras utilidades. Esse é o resultado da reutilização de materiais, prática conhecida como upcycle, um processo extremamente eficiente, sustentável e até divertido de se fazer. Um dos aventureiros nesse universo é o designer Gaspard Tiné-Berès.
Dos produtos feitos pelo francês, os seus mais recentes são a cafeteira e a torradeira, que têm como estrutura principal uma cortiça natural que é impermeabilizante, antibacteriana e ainda possui propriedades de isolamento térmico. Para a cafeteira, o designer usou como materiais vidro borossilicato que é resistente ao calor, cortiça e componentes elétricos.
Outro produto criado pelo francês é o sapato feito de uma única peça de feltro de lã natural. O formato dele é o resultado de cortes de cinco milímetros de espessura com o mínimo de material possível. É ideal para a pequena produção local. Os chinelos são entregues com o formato pronto, mas sem o cadarço, porque isso permite ao comprador personalizar o seu cadarço na cor que preferir.
Para áreas costeiras e atingidas por fenômenos naturais, como tsunamis, Gaspard projetou um abrigo bem simples para ajudar na proteção das pessoas. A sua produção não necessita de ferramentas. Bastam materiais simples, como bambu e corda. E o seu formato é inspirado na estrela de Davi, com os dois triângulos equiláteros e sobrepostos.
O designer já fez diversos produtos com finalidades diferentes. No entanto, nenhum deles é tão curioso como a plantação de tomates que utiliza urina como fertilizante (figura no destaque desta matéria). Para esse projeto, o designer se inspirou no estudo da pesquisadora ambiental em biologia, Surendra Pradhan, da Universidade de Kuopio, da Finlândia. Ela, com esse estudo, mostra a eficiência da urina como fertilizante para as plantas (veja mais aqui sobre como a urina pode melhorar uma plantação). E no caso da novidade elaborada por Gaspard, a urina é usada como fertilizante para ajudar no crescimento de uma plantação de tomates. Essa combinação cria uma interação entre os vegetais e os seres humanos para um benefício mútuo.
Veja abaixo um vídeo com informações complementares sobre o trabalho do designer:
Imagens: http://www.gaspardtineberes.com/
E não se esqueça, quando for descartar qualquer item, faça uma busca aqui e encontre os postos de reciclagem mais próximos de sua residência.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais