“Deslizamento de terra” é um termo utilizado para descrever um fenômeno de origem geológica e climatológica que inclui diversos tipos de movimento do solo, tais como quedas de rochas, falência de encostas e fluxos superficiais de detritos. Em outras palavras, deslizamento de terra é uma categoria dos “movimentos de massa”: processo de vertente que envolve o desprendimento e transporte de solo ou material rochoso encosta abaixo.
Apesar de os deslizamentos de terra e outros movimentos de massa serem fenômenos naturais, certos fatores antrópicos interferem decisivamente na ocorrência e agravamento desses eventos, como ocupações desordenadas de morros e encostas, construções de estradas em locais inadequados e desmatamentos.
A ocupação desordenada e o desmatamento de morros e encostas são os principais fatores de risco para a ocorrência de deslizamentos. Isso porque a vegetação ameniza os impactos causados pela chuva, já que suas raízes ajudam a estabilizar o solo. No entanto, vale ressaltar que nem todo tipo de planta ajuda. Bananeiras, por exemplo, têm raízes fracas e troncos pesados, que causam muito estrago quando caem.
A estrutura do solo também influencia o deslizamento – quanto mais compacto o solo, mais seguro ele tende a ser. Nesse sentido, terrenos argilosos têm vantagem sobre os mais arenosos.
Outro fator determinante é a inclinação. Grande parte dos deslizamentos ocorrem em encostas inclinadas em ângulos que variam entre 20º e 35º. Menos do que isso, o risco de ocorrência desse fenômeno diminui. Mais que isso, pode rolar muita terra encosta abaixo, porém o número de vítimas vai ser bem menor, visto que o ângulo impossibilita a construção de casas, estradas e outras estruturas.
A chuva em um terreno inclinado forma canais pelos quais a água escorre, chamados de rede de drenagem. Não precisam ser canos nem calhas artificiais: a própria natureza se encarrega de produzir esses caminhos. Em caso de deslizamento, esses canais ajudam a aumentar o problema. A terra e os detritos caem na rede e podem se dividir por meio dela, multiplicando a área de degradação e levando materiais para regiões relativamente distantes.
Geralmente, os deslizamentos de terra ocorrem em morros e encostas e geram diversos problemas, principalmente nas épocas chuvosas. Se você mora em morros ou encostas, aqui vão algumas dicas para evitar que esse fenômeno aconteça:
Existem alguns sinais que indicam quando deslizamentos de terra podem ocorrer, como:
Pesquisas sugerem que existem sistemas espaciais de alerta precoce para deslizamentos de terra. No entanto, afirmam que eles emitem grandes quantidades de alarmes falsos, sendo ineficientes. Para solucionar esse problema, especialistas desenvolveram uma tecnologia mais avançada que fornece variáveis atmosféricas em células de grade de 30 quilômetros de lado e dados atualizados diariamente, reduzindo as quantidades de alarmes falsos.
Se você presenciar um deslizamento de terra, aqui vão algumas dicas do que fazer:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais