Fazer o seu próprio desodorante natural é uma excelente alternativa de consumo sustentável. Além de ser muito mais barato, você ainda estará evitando os produtos químicos nocivos ao meio ambiente e à saúde humana presentes na maioria dos desodorantes industrializados. Um desodorante natural pode ter a mesma eficiência dos industrializados se os seus componentes tiverem as mesmas propriedades de eliminação de mau odor e combate às bactérias.
Uma alternativa para quem não tem tempo de fazer o seu próprio desodorante é comprar um desodorante natural ou vegano. Essas versões não usam substâncias tóxicas em suas formulações e também evitam o mau cheiro – atente para o fato de que desodorante e antitranspirante são produtos diferentes, embora existam modelos que reúnem os dois produtos em um só. Entenda a diferença:
O grande problema dos desodorantes comuns encontrados em mercados e farmácias é que eles contém itens como triclosan, proprilenoglicol, parabenos, fragrâncias, alumínio e álcool que, embora sejam regulamentados pela Anvisa, apresentam diversos impactos negativos. Cada um desses compostos tem uma função específica e também as suas contraindicações. Saiba mais na matéria:
Fazer o seu próprio desodorante natural não é difícil. Existem diversas receitas, desde aquelas feitas com ingredientes comuns do dia a dia, como o bicarbonato de sódio e o óleo de coco, até outras mais sofisticadas com manteiga de karité e vitamina E. Selecionamos algumas dessas técnicas para te ajudar.
Em todas as receitas é possível acrescentar óleos essenciais. Além do cheiro, os óleos essenciais conferem ação bactericida ao seu desodorante, pois concentram as propriedades das plantas das quais foram extraídos. Os óleos de canela, melaleuca, cravo, alecrim e capim limão são alguns exemplos altamente indicados para o uso em desodorantes naturais caseiros, pois essas plantas são altamente bactericidas.
Entre a preparação de uma receita e outra do seu desodorante natural, procure trocar o tipo de óleo essencial bactericida, para evitar que as bactérias do suor criem resistência caso você use sempre o mesmo tipo de óleo essencial.
Além disso, na hora de escolher qual óleo essencial colocar no seu desodorante natural, tome cuidado com os óleos essenciais fotossensibilizantes, como os de bergamota, laranja, limão e tangerina, pois eles podem gerar manchas ou irritações se a pele for exposta ao sol. No caso do desodorante, que é um produto de uso majoritariamente diurno, é melhor evitar.
Se estiver na correria, ou também como opção para levar na bolsa ou na mala da academia, você pode comprar desodorantes naturais, que são aqueles livres de substâncias tóxicas e que seguem a linha sustentável. É possível, também comprar alternativas veganas. São produtos cruelty free que não contém sais de alumínio e reduzem ao máximo o uso de produtos sintéticos.
O desodorante natural industrializado em geral traz em seu rótulo a informação de que não contém químicos como o triclosan e os parabenos. Algumas marcas usam ingredientes naturais certificados, outras indicam que o produto não foi testado em animais (a opção de desodorante vegano) e há até outros que usam apenas produtos orgânicos. Conheça algumas opções de desodorante roll on que vão cuidar da sua saúde e beleza na loja do Portal eCycle!
Em um potinho com borrifador, misture todos os ingredientes e pronto! A mistura é mais líquida do que a maioria dos desodorantes tradicionais, mas seca rápido.
Também é possível utilizar como desodorante natural o leite de magnésia puro, aplicando um pouco do produto diretamente nas axilas. Mas essa opção pode deixar manchas brancas ou restos de pó na axila depois de secar.
Misture todos os ingredientes até obter uma pasta espessa e homogênea. Armazene em um pote de vidro.
Essa é uma receita mais elaborada, cujo passo a passo completo nós ensinamos aqui no Portal eCycle. Saiba como preparar esse desodorante na matéria:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais