No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, data que marca o início da primavera do hemisfério sul. Em sintonia com a data, a Festa Anual das Árvores foi instituída em todo o território nacional pelo Decreto Federal nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, para criar uma versão nacional do “Dia Mundial da Árvore“, que é comemorado em 21 de março (o equinócio de primavera do hemisfério norte).
Devido às diferenças fisiográficas-climáticas do Brasil, a Festa Anual das Árvores é comemorada em datas distintas em diferentes estados. Nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia, a Festa Anual da Árvore é comemorada na primeira semana do mês de março.
Nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara; Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, a comemoração é no dia 21 de setembro.
Ainda assim, a comemoração do Dia da Árvore em 21 de setembro se manteve com certa autonomia com relação à data oficialmente estabelecida. Por se tratar de um assunto importante, um dia só para lembrar das espécies arbóreas parece se fazer cada vez mais necessário.
A Festa Anual das Árvores tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância das árvores e de sua preservação para o equilíbrio do ambiente, incluindo seus serviços ecossistêmicos. Para saber o que são serviços ecossistêmicos, dê uma olhada na matéria:
Entre os benefícios das árvores estão:
Além disso, elas ajudam a diminuir a umidade relativa do ar, em conjunto com a temperatura.
As árvores podem ser consideradas nossas grandes aliadas na neutralização da pegada de carbono e, consequentemente, nos impactos gerados. Por isso, é tão importante conversar, restaurar e plantar.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais