Dia da Ecologia: o que é e qual sua importância

Compartilhar

O Dia da Ecologia é comemorado anualmente dia 5 de junho, a mesma data do Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse evento tem como principal objetivo discutir os problemas ambientais que ocorreram no planeta nos últimos séculos, desde as mudanças climáticas até a extinção de espécies de forma descontrolada, causadas pela ação humana.

A celebração do Dia da Ecologia é realizada durante a semana do meio ambiente, que ocorre entre os dias 5 e 9 de junho, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados necessários para a existência de uma Terra saudável.

Origem do Dia da Ecologia 

O Dia da Ecologia foi instaurado na mesma época que o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 1972 — depois da Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente humano. A reunião foi sediada em Estocolmo e abriu portas para diversos outros debates a respeito da urgência ambiental. 

Um exemplo é a Rio-92, que aconteceu em 1992, na cidade do Rio de Janeiro no Brasil, que tinha o objetivo de avaliar os avanços das discussões feitas em 1973 e envolver outros governos e a população na preservação do meio ambiente. Ambos os eventos foram promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Conferência de Estocolmo e o Rio-92 ficaram marcados na história como momentos decisivos para as políticas ambientais que vêm sendo debatidas desde então. A partir desta abertura, diversos outros planos e metas foram estabelecidos para garantir que a natureza não enfrentava sérios problemas nas décadas futuras.

Qual a importância do Dia da Ecologia?

A ecologia é um conceito desenvolvido pelo físico alemão Ernst Haeckel, em 1866. Segundo o estudioso, a ecologia é tida como “o estudo científico das interações entre organismos e seu ambiente”. Algum tempo depois, em 1972, o americano Charles Joseph Krebs incrementou essa definição com os seguintes termos:

“O estudo científico das interações que determinam a distribuição e abundância dos organismos”. 

Desta maneira, a ecologia permite que os seres humanos possam entender como o planeta Terra funciona. Além disso, fica mais fácil compreender como os organismos vivem e interagem entre si com o meio ambiente. Por isso, pesquisadores e especialistas no assunto conseguem criar medidas de preservação de espécies e prever os impactos negativos das ações humanas.

O Dia da Ecologia serve para lembrar a população a importância de sua relação com a natureza, e como a preservação do meio ambiente é essencial para a manutenção da vida humana. Logo, cabe às organizações não governamentais e aos governos a responsabilidade de conscientizar a sociedade sobre como suas ações afetam o planeta, seja de forma positiva e negativa.

Contribuir para a repercussão do Dia da Ecologia é uma das formas de prezar pelo bem estar ambiental e sonhar com um planeta sustentável para as próximas gerações.  Para saber mais sobre o assunto, confira o texto: “Ecologia: o que é e qual sua importância?”. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais