Dia das Aves: qual a importância da preservação?

Compartilhar

O Dia das Aves é celebrado anualmente em 5 de outubro, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar e prezar pela biodiversidade brasileira. Ao todo, estima-se que mais de 38 milhões de espécimes de aves sejam retiradas da natureza pelo tráfico, segundo a Renctas (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres). 

Em 1968, a lei nº 63.234, instituída pelo então presidente Artur da Costa e Silva, decretou o Dia das Aves. Porém, em 2002, o decreto foi revogado pelo Decreto 9.675 em três (3) de outubro, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, que manteve a data, mas determinou que o símbolo da celebração seria o pássaro Sabiá.

Qual a importância do Dia das Aves?

Ao promulgar o decreto de 2002, Fernando Henrique Cardoso declarou: “Temos que cuidar das espécies que estão ameaçadas de extinção, sendo consumidas e comercializadas nos países, impedindo novas gerações”. A Lista das Aves do Brasil, preparada pela Sociedade Brasileira de Ornitologia, revela que ao todo existem 1.971 espécies de aves em território nacional, sendo que foram adicionadas 59 novas espécies desde a última análise.

Essa grande diversidade só mostra a necessidade de conservação das aves. É preciso conscientizar as pessoas sobre a importância da biodiversidade animal, para que o futuro do meio ambiente seja repleto de diferentes espécies, em vez de um cenário em que a fauna sofra constantemente com sua redução. 

O papel das aves na natureza vai muito além da beleza de sua plumagem e canto. Elas são essenciais para a manutenção dos ecossistemas, os mantendo ecologicamente equilibrados. De certa forma, as espécies carnívoras são responsáveis por fazer o controle biológico, enquanto as que se alimentam de néctar trabalham transportando o pólen de uma flor para outra, praticando a polinização.

As aves também são importantes para a limpeza ambiental, já que existem espécies que se alimentam de animais mortos. Por fim, aves que comem frutas são conhecidas por contribuir com o aumento da flora, afinal, espalham sementes nas florestas através de suas fezes, semeando os solos.

Aves que dispersam mais tipos de sementes têm maior chance evolutiva

Como ajudar na preservação das aves?

Nesse Dia das Aves você pode contribuir para a luta tomando atitudes, confira:

  • Não mantenha aves em cativeiro;
  • Se recuse a comprar animais silvestres;
  • Denuncie aqueles que trabalham com tráfico de animais;
  • Não jogue lixo na rua ou em florestas;
  • Divida seu conhecimento com pessoas que não sabem a importância da conservação de espécies ameaçadas; 
  • Plante árvores que podem servir de abrigo e alimento para aves;
  • Quando for coletar fruta de árvores, sempre deixe algumas para os pássaros da região;
  • Contribua com centros de reabilitação de animais silvestres cativos;
  • Não pratique a caça de aves e conscientize seus conhecidos para fazer o mesmo.
Clima modifica o corpo das aves
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais