O Dia das Crianças acontece todo ano em 12 de outubro e tem como objetivo celebrar as crianças do país
O Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro, em comunhão com o dia de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil. O objetivo da data é homenagear as crianças, lembrá-las de sua importância e debater assuntos sociais relacionados a elas, como o trabalho infantil.
Qual a origem do Dia das Crianças?
A data foi escolhida em novembro de 1924, pelo então deputado federal Galdino do Valle Filho, que propôs uma data para celebrar as crianças. O presidente da época, Arthur Bernardes, instituiu a celebração pelo Decreto n.º 4.867. O dia em específico foi escolhido pois fazia referência ao momento em que Cristóvão Colombo encontrou as Américas. Ao chegar no continente, o colonizador teria batizado a terra de “continentes das crianças”.
Entretanto, apesar do Decreto, a data só se tornou popular algumas décadas depois, em 1960. Isso aconteceu porque a fábrica de brinquedos Estrela e a loja de itens infantis Johnson & Johnson se uniram em uma campanha para vender mais produtos. Elas criaram a “Semana do Bebê Robusto”, uma semana de promoção realizada próxima a data do Dia das Crianças, para gerar lucro.
Desde então o Dia Nacional das Crianças ganhou popularidade entre os brasileiros e se tornou uma data importante para a economia local. O fato de que ele é celebrado em um feriado nacional, o dia de Nossa Senhora de Aparecida, também contribuiu para a fama.
Dia Mundial das Crianças
O Dia Internacional das Crianças é comemorado anualmente todo dia 20 de novembro. A data universal foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) após o lançamento da “Declaração dos Direitos das Crianças”, em 1959. A Declaração instituiu uma série de direitos fundamentais para esses indivíduos, que devem ser lembrados e preservados todos os dias, para além da celebração. Eles são:
- I – Direitos garantidos, sem distinção de cor, sexo, língua, religião ou opinião;
- II – Proteção e direito ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social;
- III – Direito a nome e nacionalidade;
- IV – Direito à alimentação, moradia e assistência médica;
- V – Direito a tratamento, educação e cuidados especiais para toda criança portadora de necessidades especiais;
- VI – Direito ao amor e à compreensão;
- VII – Direito à educação elementar gratuita;
- VIII – Direito a ser socorrido em primeiro lugar em catástrofes;
- IX – Direito à proteção contra a crueldade e exploração;
- X – Direito à proteção contra atos de discriminação.
Durante a data do Dia das Crianças, seja em 12 de outubro, ou 20 de novembro, é preciso debater sobre problemas que afetam a infância. Por exemplo: a falta de acesso à educação, o trabalho infantil, a subnutrição, o abuso sexual e a manutenção da qualidade de vida das crianças.
O Dia das Crianças em outros países
A data de comemoração do Dia das Crianças varia de acordo com o país, confira:
- 20 de novembro: Canadá, França, Egito, Finlândia, Trinidade e Tobago;
- 1º de junho: Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Etiópia, Equador, China, Camboja, Cazaquistão, Rússia, Romênia, República Tcheca, Polônia, Bulgária, Eslovênia, Eslováquia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina;
- Primeiro domingo de junho: Estados Unidos;
- Segundo domingo de agosto: Argentina e Chile;
- Terceiro domingo de julho: Venezuela;
- 6 de janeiro: Uruguai;
- Terceiro domingo de agosto: Peru.