Todo 17 de julho é dia de chamar a atenção das pessoas para a importância de se preservar as florestas. Nessa data se comemora no Brasil o Dia de Proteção às Florestas. 20% de todas as espécies da Terra vivem no Brasil, em especial na Floresta Amazônica, constantemente ameaçada pelo desmatamento.
A data marca também o Dia do Protetor de Florestas, figura associada ao personagem do folclore brasileiro Curupira. Segundo o folclore, o Curupira protege as florestas das agressões constantes do homem, tais como desmatamento e caça de animais. Os agressores são atraídos por essa figura e nunca mais retornam, perdendo-se na mata.
Infelizmente, o Curupira é apenas uma figura mítica e são necessárias ações efetivas para deter o avanço e o crescimento do desmatamento e da exploração ilegal da biodiversidade. Foi pensando nisso que as duas datas se juntaram na busca pela preservação das matas brasileiras.
As florestas proporcionam um tipo de riqueza muito importante para a humanidade, os chamados serviços ecossistêmicos, que são diversos benefícios, como alimentos, matéria-prima, belas paisagens, regulação do clima, biodiversidade, turismo e por aí vai. Um ecossistema indispensável que está interligado com a maioria dos demais é o das florestas. Elas cobrem apenas 30% do planeta Terra, mas cerca de 80% de todos os seres vivos terrestres vivem nesse tipo de ambiente. Saiba mais sobre isso na matéria: “Florestas: as grandes provedoras de serviços, matérias-primas e soluções“.
No dia a dia, é importante que cada pessoa faça a sua parte pela preservação das florestas. Confira algumas dicas simples de como colaborar para a vida longa de nossa vegetação:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais