Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Você conhece o movimento do conservacionismo? Entenda mais sobre essa ideia e sobre o 13/03 Dia do Conservacionismo

O Dia do Conservacionismo é celebrado anualmente no dia 13 de março e reflete a importância desse movimento. O conservacionismo é definido como um movimento ambiental, histórico e político que visa conservar e proteger os recursos naturais. Além de proteger a ecologia, espécies ameaçadas, monumentos nacionais e marcos históricos — ou o meio ambiente como um todo. 

O pensamento conservacionista caracteriza a maioria dos movimentos ambientalistas, e pode ser identificado como o meio-termo entre o preservacionismo e o desenvolvimentismo. Ele se fundamenta nas políticas de desenvolvimento sustentável, que são aquelas que buscam um modelo de desenvolvimento que garanta a qualidade de vida, mas que não destrua os recursos necessários às gerações futuras.

floresta_amazonica_vista_de_cima
Acordo prevê remuneração para conservação de florestas

As origens do conservacionismo 

Em 1662 especialistas já especulavam sobre a importância da conservação. Esse foi o caso do escritor inglês John Eveland, que escreveu sobre os perigos do desmatamento na Inglaterra. A partir disso, o conceito de conservação foi se disseminando durante os séculos 17 e 18, principalmente na Europa. 

Depois disso, foi a Revolução Industrial do século 19 que impulsionou o conservacionismo. Nessa época, as pessoas tornaram-se conscientes dos impactos ambientais desencadeados pelos processos produtivos extremos, o que elevou a preocupação com conservação ambiental.  

No entanto, o movimento do conservacionismo como é conhecido atualmente teve início em meados da década de 60. Isso quando as primeiras evidências científicas sobre as mudanças climáticas surgiram. Muitos historiadores consideram a publicação de “Silent Spring”, de Rachel Carson, em 1962, como o início não oficial do movimento contemporâneo.

Acredita-se que o livro foi responsável por aumentar a consciência do poder dos poluentes na destruição de ecossistemas. 

Diferença entre preservação e conservação 

Embora ambos os termos sejam comumente utilizados como sinônimos, existe uma diferença entre preservação e conservação. 

O termo “preservação do meio ambiente” refere-se à proteção integral de uma área natural, sem interferência humana. Ela é necessária quando há risco de perda de biodiversidade, de espécies, ecossistemas ou de biomas como um todo. 

A palavra “preservação” surgiu a partir de uma corrente ideológica chamada de preservacionismo. Ela aborda a proteção da natureza independentemente de seu valor econômico ou utilitário, apontando o ser humano como o causador da quebra desse “equilíbrio”. De caráter protetor, propõe a criação de santuários de natureza intocável, sem sofrer interferências relativas aos avanços do progresso e sua consequente degradação.

Já a conservação ambiental pode ser caracterizada como um conjunto de ações que buscam o uso racional e sustentável dos recursos naturais. Desse modo,a maneira de obter alta qualidade de vida humana causando o menor impacto possível ao meio ambiente.

A importância do Dia do Conservacionismo 

A ação humana constantemente posa como uma ameaça aos recursos naturais. Atividades como o desmatamento, a poluição, a mineração e o uso inadequado de recursos naturais em geral contribuem frequentemente para a degradação ambiental. 

Para que futuras gerações tenham uma base de sobrevivência com esses recursos, e para que a flora e fauna terrestres continuem sobrevivendo, é necessário que a população seja educada sobre seus impactos ambientais. Portanto, o Dia do Conservacionismo serve como um lembrete sobre a importância da conservação ambiental como um todo. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais