Dia Internacional da Baleia: importância e origem

Compartilhar

O Dia Internacional da Baleia é comemorado anualmente no terceiro domingo de fevereiro. A data foi estabelecida por Greg Kaufman, fundador da Pacific Whale Foundation de Maui (PWF), para comemorar as baleias jubartes e aumentar a conscientização do público sobre a ameaça de extinção dos animais.

A iniciativa cresceu de um foco nas baleias do Pacífico Norte para uma celebração mais ampla do sucesso da conservação das baleias, conhecida como Festival da Baleia de Maui. Inicialmente, a população de baleias jubarte do Pacífico Norte consistia de apenas cerca de mil  membros e estava em risco de extinção.

As jubartes foram listadas como ameaçadas de extinção pela Lei de Espécies Ameaçadas em 1973. Porém, com os esforços de conservação, educação e pesquisa impulsionados pela PWF, as águas ao redor de Maui já receberam mais de 21 mil baleias jubarte.

Dia da baleia-franca: o que se comemora?

Contribuições das baleias ao ecossistema marinho 

As baleias são fundamentais para a biodiversidade, o equilíbrio ecológico do planeta e a saúde dos oceanos. Entre as suas contribuições para o ecossistema estão: 

  • Captura de carbono: quando uma baleia morre no oceano, ela afunda nas profundezas, sequestrando todo o carbono que contém. Esse conceito de captura de carbono recebe o nome de carbono azul, que é todo carbono capturado e armazenado pelos oceanos e ecossistemas costeiros do mundo.
  • Produção de oxigênio: o fitoplâncton, vital para a produção de oxigênio, prospera onde as baleias estão presentes. As baleias contribuem para a captura de dióxido de carbono, aumentando os níveis de oxigênio.
  • Biodiversidade: as baleias estão no topo da cadeia alimentar dos oceanos. Esse papel indica que elas são essenciais para o equilíbrio do ecossistema marinho, garantindo que certas espécies animais não povoem excessivamente o oceano.

Importância do Dia Internacional da Baleia 

Embora sua importância, seis das 13 grandes espécies de baleias são classificadas como ameaçadas ou vulneráveis. De acordo com a WWF, estima-se que pelo menos 300 mil baleias e golfinhos sejam mortos todos os anos como resultado da captura acidental da pesca, enquanto outros sucumbem a outras ameaças, incluindo o transporte marítimo e a perda de habitat.

“As maiores ameaças às baleias em todo o mundo são a poluição dos oceanos, a pressão do turismo, as interações pesqueiras, as alterações climáticas e o tráfego de navios. É importante ressaltar que não existe uma única grande ameaça, pois esses fatores atuam cumulativamente, impactando a saúde das populações de baleias. Na Pacific Whale Foundation, priorizamos a mitigação dessas ameaças por meio de pesquisas direcionadas e estratégias de conservação resultantes”, disse Jens Currie, cientista-chefe da PWF, disse ao EcoWatch.

Uma das maiores contribuições do Dia Internacional da Baleia é a conscientização do público. Através de programas de educação, além dos esforços de conservação, a data serve como um lembrete da importância desses mamíferos ao meio ambiente. 

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais