Faça sua parte no Dia da Reciclagem e ao longo de todo o ano e recicle seus resíduos
O Dia Internacional da Reciclagem é comemorado em 17 de maio. A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.
Como o crescimento da industrialização, o lixo se tornou um problema ambiental. A reciclagem permite que boa parte dos resíduos gerados voltem à cadeia de valor, minimizando os impactos do descarte.
O Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo e, mesmo assim, a reciclagem por aqui ainda é muito baixa. Segundo levantamento do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), com dados de 2018/2019, nosso país produz cerca de 55 trilhões de quilos de lixo por ano, valores que correspondem a cerca de 1,15 kg de lixo gerado diariamente por cada brasileiro. A porcentagem desse lixo que vai para a reciclagem é de apenas 1,28%.
A reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
No Dia Internacional da Reciclagem e ao longo de todo o ano, o consumidor precisa se engajar e fazer sua parte, que é destinar seus resíduos corretamente. Em cidades onde a prefeitura oferece serviços de coleta seletiva, em geral basta separar os recicláveis dos orgânicos e jogar cada um na lixeira apropriada. Nas outras cidades, é importante procurar pontos de descarte apropriados. Encontre o mais próximo da sua casa na busca gratuita do Portal eCycle.
Seja qual for a situação da limpeza urbana na sua cidade, não jogue lixo a céu aberto. A criação de lixões é um problema socioambiental grave e deve ser evitada a qualquer custo. Se não for possível reciclar, garanta que seus resíduos cheguem ao menos em um aterro sanitário.