O Dia Internacional da Saúde Mental é comemorado anualmente no dia 10 de outubro. Em 1992, a Federação Mundial de Saúde Mental instituiu a celebração com o objetivo de chamar a atenção pública para a importância desse cuidado que segue sendo um tabu na sociedade.
A saúde mental é tão importante quanto a física. Entretanto, ela é comumente deixada de lado devido aos preconceitos relacionados às pessoas com transtornos. Ainda que a luta antimanicomial tenha sido essencial para reduzir a opressão desses indivíduos, o movimento segue até hoje conscientizando a população sobre os cuidados psicológicos e psiquiátricos e como eles são fundamentais para uma vida de qualidade.
Uma revisão mundial sobre saúde mental, divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), revelou que apenas em 2019 quase um bilhão de pessoas viviam com algum tipo de transtorno psicológico. Além disso, os dados apontam que entre 2019 e 2021, uma a cada 100 mortes foram em decorrência do suícidio, sendo que 58% dos casos acontecem antes dos 50 anos de idade.
Entre as principais causas desses transtornos estão:
Quando se trata de buscar ajuda profissional, os dados são alarmantes: Em países de renda alta, 70% das pessoas que sofrem com psicose são tratadas. Enquanto isso, em nações de baixa renda, a porcentagem é de apenas 12%. No caso da depressão, até mesmo em locais com alta renda, apenas um terço dos indivíduos recebem os cuidados necessários para a condição.
Esses fatores podem ser explicados pela discriminação que pessoas com transtornos mentais ainda sofrem. Em pelo menos 20 países a tentativa de suícidio ainda é uma prática criminalizada. O estigma e a violação dos direitos humanos ainda são obstáculos no caminho desses indivíduos.
O Dia Internacional da Saúde Mental é uma das ferramentas usadas pela OMS para o debate sobre o assunto e a conscientização da população mundial sobre seus cuidados. Ao todo, os 194 países que fazem parte da Organização Mundial da Saúde assinaram o Plano de Ação Integral de Saúde Mental 2013–2030, que os compromete com metas globais para transformar a saúde mental.
Além de ser uma questão de saúde pública, o tratamento de transtornos mentais só acontece quando o paciente está disposto a ser ajudado. Por isso, se você tem enfrentado problemas com sua saúde mental, e não sabe como pedir ajuda, procure pelo acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra profissional.
Os cuidados com a saúde mental podem ser feitos por meio de terapia, uso de medicamentos, prática de exercícios físicos e alterações de hábitos diários. Você pode entrar em contato com profissionais da saúde mental particular ou se encaminhar para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e solicitar um encaminhamento para o psicólogo ou psiquiatra local.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais