Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres

Compartilhar

O Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres acontece anualmente no dia 13 de outubro. O objetivo da celebração é conscientizar as nações sobre a necessidade de reduzir e prevenir os impactos nocivos de desastres ambientais. Sendo assim, a humanidade deve buscar estruturas resistentes a esses fenômenos, e não focar em como responder a eles. 

Qual o principal objetivo do Dia Internacional da redução de desastres?

Desastre natural é todo o evento natural que modifica a superfície terrestre e atinge áreas habitadas. Esse fenômeno traz prejuízos econômicos e humanos, além da degradação ambiental de grande extensão. Os desastres naturais também podem ser agravados por ações humanas. Como casas construídas em áreas de risco ou acúmulo de resíduos em bueiros por onde a água escapa.

O Centro de Pesquisa em Epidemiologia de Desastres (CRED) classifica as catástrofes naturais em seis categorias: 

  • Geológicas
  • Hidrológicas
  • Meteorológicas
  • Climatológicas
  • Biológicas
  • Extraterrestres (causados por meteoros)

É importante conhecer essas classificações antes de criar projetos de redução de riscos.

De acordo com o CRED, a maioria dos desastres naturais que afetam o Brasil são hidrológicos, como inundações, tempestades, enchentes e granizo. Algumas ações antropogênicas podem contribuir para aumentar o impacto desses desastres, por exemplo:

  • Uso irregular do solo;
  • Mau gerenciamento dos recursos hídricos;
  • Desmatamento;
  • Ações que alteram condições ambientais;
  • Descarte inadequado de resíduos;

O Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres visa conscientizar as pessoas sobre seu poder de mudança nos fenômenos climáticos. Com medidas de redução de riscos de desastres é possível evitar que milhares de pessoas percam suas casas, empregos e vidas.

Além disso, a redução do risco de desastres também abrange os tópicos de vulnerabilidade social e pobreza. Já que indivíduos de baixa renda são propensos a viverem em áreas de risco, com encostas ou morros. Para reduzir consideravelmente o impacto dos desastres naturais na vida do ser humano é preciso encontrar formas de resolver essas questões.

Quais as origens do Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres?

O Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres foi criado em 1989, pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Representantes do mundo inteiro entenderam a necessidade da criação de um dia que promovesse a redução de riscos de catástrofes naturais. Por isso, o dia 13 de outubro foi escolhido. 

Durante a 3ª conferência mundial das Nações Unidas sobre a Redução do Risco de Catástrofes, em Sendai, no Japão, a comunidade internacional foi lembrada de que os desastres são mais impactantes em regiões com alto nível de pobreza e vulnerabilidade. Além disso, foi debatido como os fenômenos podem ser diretamente afetados pelas mudanças climáticas, o que gera consequências cada vez piores.

Sendo assim, é de responsabilidade social de cada país criar projetos que reduzam os riscos de catástrofes naturais. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 podem ser usados como guias para alcançar essa meta.

Para saber mais sobre confira a matéria:

Polos de resiliência: o que são e exemplos
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais