O Dia Mundial da População foi instituído em 11 de julho de 1990. A data comemorativa foi criada, pois em 11 de julho de 1987 o planeta Terra alcançou o marco de 5 bilhões de pessoas vivendo ao redor do globo.
Isso chamou a atenção para o conselho de governadores do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que achou interessante a criação de um dia focado na conscientização da urgência e importância dos problemas populacionais.
O objetivo do Dia Mundial da População é discutir sobre as problemáticas que surgem a cada ano com o crescimento exponencial da população global. Ou seja, garantir que mesmo que o número de pessoas no planeta cresça, esses indivíduos ainda tenham acesso a saúde de qualidade, alimentação e distribuição adequada de recursos naturais — como a água potável.
Além disso, o intuito do Dia Mundial da População é alertar a sociedade sobre possíveis contratempos que se podem enfrentar devido ao crescimento populacional desenfreado. Como o aumento da poluição, o surgimento de epidemias e a escassez de trabalho para todos.
A saúde reprodutiva e o uso de contraceptivos também é um assunto extremamente importante quando se trata de desenvolvimento populacional. Afinal, é através do controle de natalidade que se entende as principais necessidades de uma grande população e é possível trabalhar para um desenvolvimento sustentável da sociedade.
A Organização das Nações Unidas (ONU) acredita que, ao todo, a população mundial cresça pelo menos 75 milhões por ano. Sendo que a maior parte dessas pessoas se encontra na Ásia, em países como a China e Índia, respectivamente.
Acabar com a discriminação baseada em gênero, religião, classe, orientação sexual, deficiência e origem étnica também é um dos objetivos do Dia Mundial da População. Os projetos que visem o bem-estar dos indivíduos ao redor do mundo também são considerados parte da Agenda 2030 e dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), e precisam ser responsabilidade de cada nação formadora do planeta Terra.
Segundo a ONU, demorou cerca de centenas ou milhares de anos para que a população mundial alcançasse a marca de 1 bilhão. Depois disso, o crescimento começou a acelerar rapidamente, com o segundo bilhão chegando apenas alguns 200 anos depois.
Foi no ano de 2011 que o planeta alcançou a marca de 7 bilhões de pessoas. Sendo a última contagem de 2023, a ONU defende que atualmente a população mundial chegou ao número 8 bilhões.
Esses dados levam em consideração a redução considerável da fertilidade feminina no mundo todo, e o aumento da expectativa de vida, que atualmente é de 72 anos de idade. Para garantir a sustentabilidade das gerações futuras, a sociedade como um todo precisa se unir para atender as demandas desses indivíduos e garantir uma qualidade de vida adequada a todos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais