Em 26 de julho se comemora o Dia Mundial dos Manguezais, a data foi instaurada em 2015, após uma conferência da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Desde então, o dia se tornou uma forma de conscientizar a população e lutar pela preservação desses ecossistemas tão importantes.
O Dia Mundial dos Manguezais foi escolhido como dia 26 de julho por ser a data da morte do ativista Hayhow Daniel Nanoto, que morreu em um protesto para restabelecer as zonas húmidas de manguezais de Muisne, Equador. A decisão da UNESCO tinha como objetivo comemorar sua coragem e bravura.
Os manguezais são ecossistemas de regiões costeiras de clima subtropical e tropical, de águas doce. Elas são normalmente definidas como zonas de transição entre o ambiente marinho e o terrestre. O sistema é formado por árvores, grande quantidade de matéria orgânica e outras espécies vegetais arbustivas, que são capazes de resistir ao fluxo marítimo – e, consequentemente, ao sal da água do mar.
Esse ecossistema costeiro está presente em várias áreas do território brasileiro, do Amapá até Santa Catarina, mas também pode ser encontrado em outros países da América Latina, como Peru, Colômbia e Equador. Mesmo sendo encontrado em 123 nações e territórios diferentes, os manguezais formam apenas 1% das áreas florestais no mundo.
Por esse motivo a preservação desses ecossistemas é tão importante para o planeta. Eles são extremamente produtivos, considerados grandes berçários para a proteção à prole de diversas espécies e essenciais para a proteção de regiões costeiras contra as mudanças climáticas.
Os manguezais são considerados os ecossistemas mais produtivos do mundo, afinal, alguns especialistas apontam que 75% dos peixes, crustáceos e moluscos vendidos ao redor do mundo já habitaram essas regiões em algum momento de sua vida, seja para procriar ou para se alimentar.
Outros benefícios que os manguezais fornecem ao meio ambiente são:
Sendo assim, 26 de julho — Dia Mundial de Proteção dos Manguezais é uma data importante para a conscientização da população global. Esse dia serve para que mais pessoas saibam sobre a luta a favor desses ecossistemas e se juntem à causa de preservação. Assim, todas as nações podem avançar em suas metas sustentáveis que garantem o combate às mudanças climáticas.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais