As pessoas já sabem que o carro, como meio de transporte, traz muitos malefícios ao meio ambiente. Porém, até que as cidades se modifiquem para que outros meios de transporte sejam mais eficientes e confortáveis, é possível seguir algumas dicas para aprender como economizar combustível e deixar seu carro mais eco-friendly (amigo do meio ambiente).
Pneus com baixa pressão desperdiçam cerca de 200 mil litros de gasolina por dia nos Estados Unidos. Para saber o número exato na hora de calibrar seu pneu, procure a informação na parte de dentro da porta do motorista ou então no manual de instruções que vem junto com o veículo. É sempre uma boa ideia verificar a calibragem dos pneus antes de dirigir três quilômetros ou mais, ou pelo menos a cada mês.
Peso extra com itens desnecessários faz o motor do veículo trabalhar mais e utilizar mais combustível.
Verifique qual a melhor rota antes de sair de casa. Procure por caminhos que não estejam congestionados e que ofereçam o melhor tempo de percurso.
Mesmo durante os meses mais frios do inverno, acelerar o veículo com ele parado para aquecer é um grande desperdício. Carros aquecem mais rápido quando estão em movimento. Se o frio chega a graus negativos, você pode começar a dirigir mesmo depois de apenas 15 segundos após dar a partida.
Procure sair de casa sem estar se sentindo estressado, apressado, ou irritado, pois isso fará com que você dirija com segurança e de forma ecologicamente correta, poupando, assim, não só combustível, mas a sua saúde!
Verifique sempre se o sistema de combustível está funcionando corretamente e se os pneus estão calibrados de acordo com as instruções do fabricante. Isso irá ajudar a economizar, pois pneus com a calibragem abaixo do correto e um sistema de combustível com erros podem fazer você gastar acima do necessário e ainda acabar sem gasolina.
O sistema de escape do carro é projetado para reduzir as emissões de gases poluentes ao meio ambiente. Porém, quando os componentes deste sistema se desgastam, isso pode acabar afetando tanto as emissões quanto o consumo de combustível. Ter o escape e as emissões verificadas regularmente, especialmente itens como o catalisador, reduzem as emissões de óxido nítrico, um dos principais poluentes da atmosfera.
Eco-friendly também significa, neste caso, “estrada-amigável”! Procure dirigir de forma consciente, sem acelerar de forma brusca ou frear. Mantenha a velocidade igual ou inferior ao limite, e de preferência inferior a 100km/h, pois se você passar dessa velocidade, estará fazendo seu veículo gastar mais, pois a resistência ao vento aumenta conforme a velocidade aumenta também. Não use o ar condicionado sem necessidade, pois ele é um grande consumidor de combustível. Se você estiver dirigindo acima de 60km/h, deixe-o ligado por alguns minutos e depois mude para a ventilação. Isto irá fazer com que o carro utilize o ar refrigerado que já está presente no ar.
Muitas pessoas esquecem que mudar as marchas em um carro manual pode afetar a economia de combustível também! A mudança no momento errado ou em circunstâncias erradas pode custar-lhe um a dois por cento a mais, porém, quando somado aos outros hábitos de condução diária, é possível perder até 20% da sua quilometragem apenas em hábitos errados. Procure mudar e perceber qual a forma correta de acordo com seu carro.
Usar o tipo errado de óleo pode custar a eficiência do combustível. Certifique-se de ler as recomendações do fabricante. Sempre que possível, use óleo sintético do motor. Isso pode reduzir o desgaste manter o motor funcionando muito bem.
Essas são algumas ideias que podem ajudá-lo no dia-a-dia. Dirija de forma consciente, preserve sua vida, a vida das pessoas à sua volta e o meio ambiente. E repense o uso de seus meios de transporte.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais