O excesso de população nas cidades, o trânsito engarrafado, a falta de qualidades do transporte público e outros fatores nos levam a procurar alternativas de transporte. A bicicleta é um veículo antigo e está na moda por ser prática, não poluir e ainda proporcionar exercício físico. Se você quer adotar esse meio de locomoção para ir trabalhar, saiba que há modos de amenizar a suadeira. Veja algumas dicas de como começar a ir para o trabalho de bicicleta:
Antes de tudo, adeque sua “bike” de forma correta, com as sinalizações necessárias. Utilize equipamentos e acessórios de segurança e tenha sempre uma pequena bolsinha para transportar alguns materiais de ferramentas necessários caso sua bicicleta precise de algum reparo durante o caminho.
Faça seu trajeto antes de sair de casa e calcule o tempo para que você não seja prejudicado em seu ambiente de trabalho.
Faça seu percurso devagar e com atenção e respeite a sinalização; muitas vezes a pressa é inimiga da perfeição e, se você pedalar em ritmo acelerado, chegará em seu trabalho como tivesse saído de uma corrida; se pedalar devagar, chegará como se estivesse caminhando, isso evita a transpiração forte.
Instale um bagageiro na parte de trás da sua bicicleta e prenda de forma segura a mochila nele. O bagageiro é ótimo pra carregar suas coisas pessoais (roupas, acessórios e etc) sem ser um peso a mais que te faça transpirar.
Escolha alguns pontos de paradas em seu percurso; a melhor opção é um local seguro, sem muito tráfego. Dê preferência para locais com sombra e faça isso toda vez que sentir sua transpiração forte. Ao perceber a diminuição do seu ritmo cardíaco, volte a pedalar. Aproveite também para se refrescar.
Leve água sempre gelada para se refrescar – ela é sempre a melhor forma para aliviar o calor.
Tome banho sempre antes de partir, isso ajudará no combate ao odor e à transpiração.
Atenção! Antitranspirante e desodorante não são a mesmas coisa (clique aqui para saber mais – e procure opções naturais). Leve sempre com você, para que quando você chegar no trabalho seja possível se higienizar.
Cheirar mal não é legal para quem está suando e nem para quem sente, por isso, leve no bagageiro também uma toalha úmida (pode ser de papel) ou lenço umedecido. Aplique-os primeiro e, depois de seco, use o desodorante.
Leve uma toalha de rosto para se secar após lavar rosto, cabelo e axilas; e outra para limpar o resto do corpo – úmida, de preferência.
Você poderá usar a toalha ou o lenço umedecido para limpar essas regiões.
É sempre bom ter o perfume, mas não exagere na dose – isso poderá deixar você com um odor tão desagradável quanto o do suor.
Se isso for possível no seu trabalho, não esqueça de levar roupa para se trocar após andar de bike – leve o seu vestuário (isso inclui peças intimas e meias). Vista apenas depois de fazer todo o procedimento de limpeza.
Camisas sociais amassam com facilidade. Você tem a opção de comprar uma pasta grande e funda (aquelas usadas em escritórios para guardar documentos), colocar sua camisa dentro da pasta e depois no bagageiro. Se você preferir, ainda pode reutilizar pedaços de papelão fino ou papel cartão para dobrar sua camisa. Calça social poderá ir dobrada junto com a camisa dentro da pasta. O paletó pode ser deixado na empresa.
Dê preferência a roupas curtas (bermudas ou shorts leves) na hora de pedalar. A calça pode se sujar e enroscar se obtiver contato com a corrente.
Pronto! Agora é só criar coragem e começar! Veja mais algumas dicas para se exercitar em grandes centros urbanos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais