Qual é a melhor dieta anti-envelhecimento?

Compartilhar

A dieta anti-envelhecimento é um plano alimentar onde se prioriza retardar os agentes presentes no envelhecimento do corpo. Além de ser uma dieta que auxilia na aparência, ela também pode ter benefícios para o cérebro e para a saúde em geral. 

Não há uma dieta certa que ofereça resultados 100% comprovados, além de alguns alimentos com propriedades antioxidantes. Porém, pesquisadores do Centro de Pesquisa Biomédica de Pennington em conjunto com a Universidade de Washington de Louisiana avaliaram a eficácia de três planos alimentares diferentes que prometem ser dietas anti-envelhecimento — o jejum intermitente, a restrição de calorias e a dieta cetogênica

Os testes foram feitos em ratos de laboratório, então não mostram resultados no desenvolvimento de rugas, mas sim na longevidade dos animais.

Descoberta de enzimas antienvelhecimento aumenta perspectivas de longevidade

Jejum intermitente

O jejum intermitente funciona criando uma janela de tempo específica para o consumo de alimentos. Os períodos de jejum vão de 16 a 48 horas que podem variar. Esse plano alimentar oferece benefícios como a perda de peso, saúde do coração e do cérebro e longevidade. 

Nos testes, os animais passaram por jejuns de 24 a 48 horas e os resultados foram robustos. Enquanto a longevidade deles foi elevada, foi difícil associar seu sucesso ao jejum — é possível que seja resultado da diminuição de calorias. 

Restrição de calorias

A restrição calórica envolve diminuir o número de calorias ingeridas enquanto se mantém uma boa nutrição. Esse tipo de dieta foi a que mais teve resultados positivos no estudo conduzido — os animais tiveram vidas mais longas e saudáveis quando suas calorias eram reduzidas em 20 a 50%. 

É importante notar que a restrição de calorias só funciona quando a ingestão de vitaminas e minerais é equilibrada e oferece os nutrientes necessários para o funcionamento do organismo. 

Dieta cetogênica

A dieta cetogênica reduz a ingestão de carboidratos para 10% ou menos das calorias diárias. Assim, o organismo produz e utiliza corpos cetônicos como fonte de energia em vez da glicose. 

Poucos ratos foram sujeitos da dieta, portanto mais estudos são necessários para comprovar sua eficácia. Porém, os animais que a seguiram apresentaram aumento da memória e das funções motoras e sua longevidade também foi estendida. 

Dieta MIND

A dieta MIND (Mediterranean-DASH Intervention for Neurodegenerative Delay) não fez parte do estudo anterior, porém foi criada na Universidade Rush em Chicago para retardar os efeitos do envelhecimento do cérebro. Ela é uma mistura das dietas mediterrânea e DASH — que visa controlar a hipertensão. 

Ela envolve a ingestão de frutas vermelhas, vegetais, legumes, azeite, folhas verdes, grãos, nozes, peixes e aves. Seus resultados mostraram-se positivos para a redução de risco para o desenvolvimento de Alzheimer e a desaceleração do declínio cognitivo. 

Muitos dos alimentos utilizados na dieta MIND são ricos em antioxidantes por conta da suscetibilidade do cérebro de desenvolver dano oxidativo. 

A melhor opção 

Em geral, o envelhecimento não pode ser retardado apenas com a escolha de uma dieta anti-envelhecimento. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes e em propriedades anti-inflamatórias, embora bom, não pode ser a única fonte de uma vida saudável. 

Uma pesquisa publicada no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics indica que a pele se beneficia de alimentos como soja, amêndoas, folhas verdes, tomates, laranjas, melões, romãs e uvas. Além disso, foi comprovado que o consumo de ½ xícara de amêndoas ou manga por dia pode melhorar a aparência de rugas em mulheres pós-menopausa. Porém, é importante que a ingestão desses alimentos seja equilibrada — do que adianta comer verduras e legumes rotineiramente se ainda consumimos açúcar e alimentos ricos em gorduras saturadas em excesso? 

O que é gordura saturada? Faz mal?

O açúcar, por exemplo, pode ter um efeito negativo nas rugas. Quando consumimos muito açúcar, suas moléculas se prendem às proteínas de elastina e colágeno do organismo — assim, elas enfraquecem e resultam no aparecimento de rugas. 

O cuidado com a pele é importante, assim como o cuidado com o resto dos órgãos do ser humano. Portanto, uma dieta anti-envelhecimento deve beneficiar todas as áreas do corpo. 

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais