Uma dieta rica em gordura é uma dieta que consiste em pelo menos 35% do consumo de calorias derivado de gorduras, ambas saturadas e insaturadas. No entanto, existem diversos tipos de dietas que entram nessa categoria, como algumas versões da dieta cetogênica e da dieta Atkins.
Muitas vezes, as dietas ricas em gordura são, simplesmente, dietas ricas em proteínas e pobres em carboidratos. Isso se dá porque, para reduzir o consumo de carboidratos e ainda manter-se saudável, a ingestão de gorduras deve ser mais alta que o normal.
Embora o conceito de gordura esteja encravado na sociedade como um sinônimo de alimentos prejudiciais à saúde, uma dieta rica em gordura não é necessariamente ruim. Em quantidades razoáveis e com a escolha de gorduras saudáveis, ainda é possível a saúde e o bem-estar.
As gorduras dietéticas são um dos três macronutrientes essenciais e são encontradas em ambos alimentos de origem animal e origem vegetal. Em geral, o consumo de gorduras é necessário para o equilíbrio da temperatura corporal, armazenamento de energia, funcionamento das células nervosas e produção de hormônios.
Entretanto, as gorduras podem ser classificadas como saudáveis e não saudáveis. Enquanto boa parte dos tipos de gorduras de origem vegetal são gorduras boas e gorduras monoinsaturadas, algumas gorduras de origem animal devem ser evitadas, como as saturadas.
Como fontes de energia, a ingestão de gorduras é indicada. Porém, elas devem ser consumidas com moderação.
Adicionalmente aos alimentos processados, que são comumente classificados como alimentos ricos em gorduras, existem outros tipos de comidas que também possuem uma grande quantidade desses macronutrientes. Desse modo, uma dieta rica em gordura é composta, principalmente por:
Normalmente, uma dieta rica em gordura possui muitas limitações, como o caso da dieta cetogênica. As suas restrições, embora resultem em uma perda de peso consideravelmente rápida, podem dificultar o compromisso do indivíduo a longo prazo. Por isso, essas dietas não são recomendadas para muitas pessoas, principalmente se são acompanhadas de um baixo consumo de carboidratos.
Algumas evidências científicas comprovam que a dieta rica em gordura, quando acompanhada de um nutricionista, pode ser benéfica à indivíduos com certas condições de saúde, como:
Por outro lado, muitos especialistas acreditam que mais pesquisas devem ser feitas sobre os possíveis efeitos de uma dieta rica em gordura e pobre em carboidratos. Devido à rápida ascensão de dietas como a cetogênica e a de Atkins, muitos de seus efeitos a longo prazo ainda não são conhecidos.
Um estudo conduzido por neurocientistas da UniSA, professor Xin-Fu Zhou e a professora associada Larisa Bobrovskaya comprovou que alimentos ricos em gordura podem ter efeitos adversos no cérebro. O teste foi conduzido em ratos de laboratório, que foram alimentados com uma dieta rica em gordura por 30 semanas.
De acordo com os resultados do estudo, os ratos que passaram por essa alimentação desenvolveram condições como diabetes e uma subsequente deterioração em suas habilidades cognitivas, incluindo o desenvolvimento de ansiedade, depressão e piora da doença de Alzheimer. Além disso, ratos que apresentaram uma função cognitiva prejudicada também eram mais propensos ao aumento de peso, desencadeado pela redução do metabolismo consequentes de alterações cerebrais.
“A obesidade e a diabetes prejudicam o sistema nervoso central, exacerbando os distúrbios psiquiátricos e o declínio cognitivo. Demonstramos isso em nosso estudo com ratos”, disse Bobrovskaya.
A redução da ingestão de carboidratos dentro de uma dieta rica em gordura também pode ser prejudicial à saúde. Alguns dos efeitos adversos dessa alimentação incluem:
Por outro lado, o aumento do consumo de alimentos ricos em gordura, principalmente os de origem animal também possuem riscos. São eles:
Embora a dieta rica em gordura possa ser benéfica a indivíduos com quadros médicos específicos, ela não é indicada para a maioria das pessoas. As gorduras boas, principalmente derivadas de alimentos vegetais, possuem diversos benefícios à saúde quando consumidas em moderação.
Entretanto, boa parte dessas alimentações não são feitas dentro das especificações corretas, o que pode levar a complicações de saúde.
O consumo exagerado de carne, comum nesses planos alimentares, pode fazer mal à saúde. Os altos teores de gordura saturada presente na carne e em outros produtos de origem animal estão constantemente associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e doenças crônicas, como o câncer. Carnes processadas e outros alimentos como bacon, salsichas e linguiças estão entre os principais alimentos que oferecem riscos à saúde.
Portanto, é recomendável que a prática de uma dieta rica em gordura seja sempre acompanhada por nutricionistas certificados e outros profissionais da saúde.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais