Apesar de algumas pessoas utilizarem os termos “medicamentos” e “remédio” como sinônimos, na farmacologia, eles têm significados distintos. A principal diferença entre remédio e medicamento é que o segundo grupo diz respeito a produtos fabricados em laboratórios regularizados para serem comercializados por farmácias, enquanto os remédios são qualquer tipo de produto utilizado com a finalidade de promover a saúde, incluindo os remédios naturais como chás e óleos vegetais.
Produtos ou métodos terapêuticos que promovem a saúde e ajudam a aliviar sintomas indesejados, mas que não passaram por todas as etapas de regularização de um medicamento, são considerados remédios. Alguns exemplos de remédios são as plantas, a massagem e as compressas quente e fria.
Medicamentos são substâncias capazes de promover alterações fisiológicas com o objetivo de melhorar uma condição de saúde. Nesse sentido, remédios e medicamentos são a mesma coisa. Entretanto, nem todo remédio é um medicamento, uma vez que um remédio não precisa ser regulamentado e não necessariamente é fabricado em laboratório.
Um fármaco é qualquer produto utilizado para melhorar uma condição de saúde. Nesse sentido, remédios e medicamentos são considerados fármacos. Entretanto, nem todo fármaco é considerado como uma droga. Uma droga é uma substância capaz de promover efeito psicoativo, alterando o estado de consciência. O termo faz referência tanto às substâncias regulamentadas por órgãos sanitários quanto àquelas comercializadas de forma ilícita ou utilizadas sem fins comerciais.
Remédios são produtos terapêuticos utilizados com a finalidade de promover a saúde e o bem-estar, ajudando a aliviar sintomas indesejados. Remédios não precisam passar pelas etapas de regularização de um medicamento. Apesar disso, muitos remédios possuem efetividade perceptível imediatamente por seus usuários.
“Farmácia” e “posto de medicamentos” são nomes populares que normalmente fazem referência respectivamente, a comércios de medicamentos, como drogarias, e a postos de medicamentos de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde todos brasileiros podem retirar fármacos de forma gratuita mediante apresentação de receita médica fornecida por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais