Dióxido de nitrogênio? Conheça o NO2

Compartilhar

A poluição atmosférica é uma questão preocupante por afetar a o meio ambiente e a população mundial em grande escala. Um desses poluentes é o dióxido de nitrogênio, o NO2. Ele é um gás muito comum, tóxico, conhecido por seu cheiro forte e coloração castanha em algumas situações.

Para que serve o dióxido de nitrogênio?

O nitrogênio gasoso (N2) e o oxigênio molecular (O2) reagem em reações químicas formando monóxido de nitrogênio (NO) e gases de óxidos nítrico. Eles são provenientes de outros processos, como o de combustão de combustíveis fósseis no motor de carros ou em fornos industriais onde a temperatura é muito elevada. O NO oxidado na atmosfera pelo O2 forma o dióxido de nitrogênio (NO2) e também pode reagir formando ozônio.

Onde é encontrado o dióxido de nitrogênio (NO2)?

Os principais sintetizadores artificiais dos óxidos de nitrogênio são:

  • Veículos automotores;
  • Motores de combustão interna;
  • Usinas termelétricas e siderúrgicas;
  • Fábricas de pasta de papel.

Entre as fontes naturais, podem ser citados incêndios florestais, o calor gerado pelos relâmpagos e a atividade microbiana nos solos.

Quais são as consequências da emissão de dióxido de nitrogênio?

Smog fotoquímico em Los Angeles. Imagem editada e redimensionada de Steven Buss em Flickr, sob a licença CC BY-SA 2.0

Ao ser oxidado na atmosfera, o óxido de nitrogênio produz o ácido nítrico (HNO3). Ele é um dos componentes que aumenta a acidez da chuva e causa vários danos à natureza por ser corrosivo. A chuva ácida, ao cair na superfície, altera a composição química do solo e das águas. Assim, ela atinge as cadeias alimentares, destrói florestas e lavouras, corrói estruturas metálicas, monumentos históricos e edificações.

Muitas vezes, o fato do céu ter um tom marrom em cidades com tantos veículos deve-se à altas concentrações de NO2 na atmosfera. Exemplos como esses são comuns em cidades como São Paulo. Essa condição também se agrava com a grande emissão de material particulado.

Além disso, o gás tem papel importante na formação de oxidantes fotoquímicos como o ozônio, responsável pelo smog fotoquímico. As medições de NO2 indicam a localização de sua fonte. Isso porque o tempo de residência deste poluente é de aproximadamente um dia. Com isso, ele fica concentrado próximo às fontes poluidoras.

O que o dióxido de nitrogênio pode causar?

O NO2 é um gás que proporciona ao ser humano uma agradável sensação ao ser inalado. Isso porque ele tem propriedades anestésicas. No entanto, é tóxico para pessoas e animais e a exposição de longa duração provoca danos sérios à saúde.

O composto aumenta a sensibilidade à asma e à bronquite, principalmente em crianças, idosos e grupos de risco (pessoas com problemas respiratórios). Além de ser irritante para os pulmões e diminuir a resistência a infecções respiratórias. Um estudo da University of California, nos EUA, sugere uma ligação entre os níveis de NO2 e a incidência da síndrome da morte súbita em recém-nascidos.

Pessoas que possuem doenças que possam ser agravadas devido à exposição ao NO2 não devem ser autorizadas para trabalhos com este produto. Afinal, em altas concentrações, ele pode provocar pneumonia química retardada, edema pulmonar, irritação da mucosa do nariz (manifestada através de coriza) e danos severos aos pulmões. Danos que são semelhantes aos provocados pelo enfisema pulmonar, e a exposição contínua pode causar diminuição permanente das funções pulmonares.

Para reduzir os impactos causados pelo NO2, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda limitá-lo a um quarto do nível anterior, de 40 a 10 microgramas por metro cúbico.

Alternativas ao NO2

O NO2 pode ser emitido enquanto cozinhamos. Para aliviar a presença desse poluente, podem ser colocadas plantas purificadoras em sua casa.

Além disso, alguns cuidados podem ser adotados para melhorar a qualidade do ar em ambientes internos. Entre eles, evitar o uso de incensos, tapetes e cortinas, pode contribuir para manter o ambiente mais limpo. Confira uma lista com erros e acertos dentro de casa com a matéria:

Dracaena fragrans: como cultivar a planta que purifica o ar?
Erros e acertos dentro de casa
Fogão a gás: ameaça silenciosa para o ar doméstico

Uma das técnicas que diminuiu grandes quantidades de dióxido de nitrogênio é o conversor catalítico, presente nos carros mais modernos. O conversor catalítico (ou catalisador) reduz a toxicidade dos gases emitidos pelos veículos.

A utilização de um diesel mais limpo em veículos pesados, além de biocombustíveis na aviação, que ajudam a diminuir a emissão dos óxidos de nitrogênio em ambientes externos, também são alternativas importantes.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais