Os distúrbios do sono se caracterizam por condições que causam problemas para dormir, atrapalhando uma boa noite de sono. É normal enfrentar problemas para dormir quando se está passando por uma situação de estresse, luto, excesso de ocupação e outros influências externas. Entretanto, se esses problemas ocorrem regularmente, pode ser indicativo de distúrbios do sono.
Os distúrbios do sono podem ter causas diversas. Dentre elas, podem-se destacar alergias que dificultam a respiração, problemas de micção frequente, dores crônicas, estresse e ansiedade.
A narcolepsia é um distúrbio do sono que causa sonolência excessiva durante o dia. Em um ciclo típico de sono, a pessoa entra primeiro no estágio inicial do sono e, em seguida, nos estágios mais profundos do sono. É quando ocorre o sono REM. O normal é que o estágio de sono seja atingido em cerca de 60 a 90 minutos. Entretanto, quem possui narcolepsia tem um ciclo de sono de 15 minutos e intermitentemente durante as horas de vigília (quando ela está acordada).
O principal sintoma da narcolepsia é a alteração na qualidade do sono, marcadamente a sonolência diurna excessiva, mas esse distúrbio também pode causar problemas de saúde como cataplesia, alucinações e paralisia do sono. Também pode haver interrupção nos padrões de sono noturno. Entretanto, uma pessoa com narcolepsia geralmente passa o mesmo tempo dormindo que uma pessoa sem a doença.
A insônia é um quadro caracterizado pela incapacidade de adormecer, falta de sono ou permanecer dormindo em sono profundo. Ela é um dos distúrbios do sono e pode ser causada por jet lag (mudanças de fuso horário), estresse, ansiedade, alteração hormonal ou problemas digestivos. As pessoas com insônia geralmente não se sentem descansadas quando acordam. Em alguns casos, isso pode levar à fadiga, dor de cabeça e outros sintomas.
Ela é o mais comum de todos os distúrbios do sono, e geralmente é caracterizada por:
Parassonias são uma classe de distúrbios do sono caracterizadas por movimentos e comportamentos anormais durante o sono. Eles incluem:
A apneia do sono é um distúrbio do sono potencialmente grave que faz com que a respiração pare e comece repetidas vezes. O principal sintoma desse tipo de distúrbio do sono é se sentir cansado mesmo depois de uma noite inteira de sono.
A apneia se classifica em:
A síndrome das pernas inquietas (SPI) é uma necessidade premente de mover as pernas. Esse desejo às vezes é acompanhado por uma sensação de formigamento. Embora esses sintomas possam ocorrer durante o dia, eles são mais prevalentes à noite.
Além disso, a SPI costuma estar associada a certas condições de saúde, incluindo transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e doença de Parkinson, mas a causa exata nem sempre é conhecida.
O tratamento para distúrbios do sono pode variar dependendo do tipo e da causa. Além de fazer uso de medicações receitadas por médicos, quem não dorme bem ou tem algum dos distúrbios do sono mencionados pode mudar hábitos para melhorar o quadro.
Entre os hábitos saudáveis que podem ser aderidos a longo prazo para reduzir os sintomas de distúrbios do sono e proporcionar uma melhor qualidade de vida estão:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais