“Sala da Democracia” será uma produção da Elo Company e do Instituto Tecnologia e Equidade em parceria com a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV. Veja como ajudar na captação de recursos
O documentário “Sala da Democracia” tem como objetivo alertar a população em relação aos riscos da desinformação em massa (uso de notícias falsas, bots, farms, entre outros) no processo eleitoral. Ele será uma produção da Elo Company (que já tem mais de 400 filmes distribuídos) e do Instituto Tecnologia e Equidade (realizador da pesquisa “Desinformação em Eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia”), em parceria com a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV. É possível apoiar o financiamento coletivo do filme até o dia 31 de agosto.
Para responder a perguntas do tipo “como funciona a dinâmica do uso de robôs e a criação de notícias falsas nas campanhas?”, “qual é o papel dos desenvolvedores, jornalistas, agências de checagem, partidos políticos e da sociedade civil nesse processo?” e “qual é o impacto para o eleitor e qual é o grau de influência no seu voto?”, a produção precisa captar no mínimo R$ 75.000 até o final do mês de agosto, garantido a filmagem durante as eleições. Uma parte do orçamento já foi captada, mas ainda não é o suficiente.
Você pode doar qualquer valor a partir de R$ 15 ou ajudar a divulgar o projeto.
O filme
O documentário vai acompanhar – de maneira exclusiva – um laboratório brasileiro criado para combater a desinformação nas eleições de 2018.
O laboratório é a “Sala de Democracia Digital”, uma iniciativa apartidária que vai disponibilizar análises em tempo real, com relatórios diários e semanais sobre as discussões eleitorais e movimentos de desinformação em massa do processo político eleitoral.
O espaço físico da Sala de Democracia Digital será na sede da FGV Dapp, no Rio de Janeiro, durante a pré-campanha e a campanha eleitoral.
O filme vai fazer o registro histórico desse acompanhamento de situações críticas e a dinâmica de uma ação combinada que une forças das agências de checagem de fatos, empresas de tecnologia digital, meios de comunicação e centros avançados de análise política e políticas públicas.
Estratégia de distribuição
A produtora Elo Company é também uma das maiores distribuidoras de conteúdo audiovisual nacional do Brasil, tendo distribuído mais de 400 títulos desde 2005.
- Lançamento em cinemas em todo Brasil;
- Distribuição mundial em vídeo sob demanda e ativação por redes sociais (a empresa possui conteúdos em mais de 20 plataformas em todo o mundo);
- Exibições extra no cinema (escolas, associações, clubes, festivais);
- Exibição em televisão no Brasil e no mundo.
Objetivos do filme
- Ressaltar/informar sobre a importância da análise crítica da mídia e das informações obtidas pelas redes sociais e alertar sobre os perigos da manipulação;
- Fomentar o desenvolvimento de competências básicas do cidadão para analisar, avaliar, produzir conteúdo e distinguir entre notícias reais e notícias falsas;
- Engajar o público e incentivá-lo a agir, seja por meio da educação, da crítica ou da influência para mudanças sociais e políticas;
- Registrar e apresentar, com uma linguagem acessível, uma experiência laboratório criada no Brasil, que pode inspirar e abrir caminhos em processos eleitorais de outros países do mundo;
- Entreter. Afinal, essa é a principal ferramenta do audiovisual para a construção de narrativas e mensagens relevantes.