Entenda sobre a dor na borda ulnar do punho, suas causas e sintomas
A dor na borda ulnar do punho ocorre do lado oposto ao dedão, geralmente na parte de fora do mindinho, e é relativamente comum. Contudo, seu diagnóstico pode ser difícil, uma vez que esse tipo de dor possui diversas causas possíveis.
O ulna é um osso que se estende do cotovelo até o pulso, sendo um dos dois ossos que compõem o antebraço. Porém, ele pode não ser o único motivo da dor na borda ulnar do punho, que pode ser influenciada por outros ossos, cartilagem, músculos, tendões e ligamentos.
Causas
As mãos possuem uma anatomia um pouco complicada, contendo cinco ossos principais, mais oito ossos pequenos que se conectam ao antebraço. Portanto, é difícil apontar uma causa específica para a dor na borda ulnar do punho.
Na maioria das vezes, a dor é resultado de uma queda com as mãos abertas, mas ela também pode resultar da prática de esportes — como tênis e golfe —, onde os tendões e ligamentos do pulso podem ser danificados.
Além disso, outras possíveis causas para a dor na borda ulnar do punho são:
- Fraturas no pulso;
- Artrite nas articulações entre ossos;
- Síndrome da impactação ulnar — quando o osso ulna é maior que o rádio, o outro osso do antebraço;
- Inflamação ou irritação dos tendões que dobram e estendem os pulsos;
- Lesão complexa de fibrocartilagem triangular;
- Lesão no nervo;
- Tumores ou cistos;
- Uso excessivo do pulso, que lesiona os tendões e ligamentos;
- Trombose da artéria ulnar;
- Doença de Kienbock.
Sintomas
Além da óbvia dor na borda ulnar do punho, alguns sintomas de alguma lesão no local incluem:
- Dor a movimentar o lado do mindinho do pulso;
- Estalos no pulso, principalmente com rotação;
- Falta de força no punho;
- Movimento reduzido ou limitado.
Diagnóstico
Como já mencionado, o diagnóstico da dor na borda ulnar do punho pode ser um pouco complicado. Entretanto, o profissional de saúde fará uma avaliação do local da dor, além de fazer algumas perguntas sobre possíveis lesões e uso da região.
Para um exame completo, alguns testes poderão ser feitos, como:
- Raio-X
- Tomografia computadorizada
- Ressonância magnética
- Ultrassom
- Artrografia do pulso
Tratamento
Dependendo do diagnóstico e da causa da dor na borda ulnar do punho, o seu tratamento pode variar. Em casos menos severos, onde a dor é resultante de uma lesão leve ou de uso excessivo, é recomendado o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno.
Em outros casos, o profissional da saúde pode recomendar repouso, ajuste ergonômico, uso de gesso ou tala ou fisioterapia. Casos mais severos, onde a dor é de longa duração e nenhum tratamento ajuda no seu controle, a cirurgia pode ser recomendada.