Dormir pelado é um hábito relativamente comum, principalmente no Brasil, um país tropical em que o clima, muitas vezes, requer uma ventilação a mais. No entanto, você sabia que essa ação pode oferecer possíveis benefícios à saúde?
Ao longo do tempo, muitos especialistas se envolveram em pesquisas sobre o sono com o objetivo de otimizar o período em que o ser humano descansa. Isso se deu pela importância do sono, que promove o crescimento e a reparação celular, boa saúde do coração e equilíbrio do açúcar no sangue.
Em meio às descobertas sobre o sono, alguns pesquisadores associaram o ato de dormir pelado com uma maior qualidade do sono, notando melhoras em algumas áreas da saúde. Confira:
O corpo humano é regulado através do ciclo circadiano, que percorre padrões de aquecimento e resfriamento ao longo do dia. Durante a noite, a produção de melatonina influencia no resfriamento do corpo, fazendo com que o relógio biológico humano entenda que é hora de dormir.
Desse modo, dormir pelado ajuda a resfriar a temperatura corporal e pode fazer com que você durma mais rápido.
Além de dormir mais rápido, dormir sem roupas pode melhorar a qualidade do sono devido ao resfriamento do corpo. Pesquisas mostram que a temperatura ideal para o sono varia entre 19 a 15ºC, portanto, o aquecimento do corpo durante a noite pode influenciar negativamente a qualidade do sono.
E, embora esse benefício não seja embasado cientificamente, alguns especialistas acreditam que o ato de dormir nu pode otimizar a noite de sono, uma vez que evita o aquecimento involuntário do organismo.
Um estudo pequeno analisou a capacidade de cicatrização da pele durante o sono. Os participantes foram divididos em três grupos, um que recebeu sono “adequado”, um que foi privado de sono e um terceiro que foi privado de sono, mas recebeu nutrientes extras. De acordo com o resultado do estudo, aqueles que dormiram adequadamente se recuperaram mais rápido do que os outros grupos.
Desse modo, se dormir pelado ajuda na qualidade do sono, ele também pode influenciar na saúde da pele, ajudando na cicatrização de feridas.
Uma pesquisa sobre o hábito de 656 homens sugeriu uma associação entre o uso de roupas íntimas justas e uma menor contagem de espermatozoides. Isso é uma resposta direta ao aumento da temperatura do escroto, que pode diminuir a vitalidade e contagem de espermatozoides.
Enquanto os dados da pesquisa não indicam, necessariamente, a relação entre dormir pelado e o aumento da fertilidade masculina, acredita-se que o hábito pode favorecer a contagem de espermatozoides masculina através da diminuição da temperatura corporal.
O risco de infecções fúngicas, como a candidíase vaginal, é muitas vezes aumentado pela circulação de ar inadequada, geralmente devido a roupas íntimas justas ou sintéticas. Isso se deve ao fato de que os fungos responsáveis por essas condições são favoráveis a ambientes úmidos e quentes, como a região íntima.
Portanto, dispensar o uso de roupas íntimas desconfortáveis durante a noite pode contribuir para a saúde vaginal.
A falta de sono já foi constantemente associada ao estresse e a ansiedade. De fato, alguns estudos sugerem que o sono ruim está ligado à depressão e até mesmo ao aumento do risco de suicídio.
Portanto, dormir nu pode ajudar a reduzir o estresse contribuindo para uma boa noite de sono.
Embora o ato de dormir nu pode aumentar o bem-estar e oferecer benefícios à saúde, existem algumas considerações a serem feitas antes de criar esse hábito, como:
Além disso, é importante notar que o mais importante para manter uma boa noite de sono é o conforto. Portanto, se você não se sente confortável com o hábito, lembre-se: existem outros métodos para garantir a qualidade do sono!
Práticas como evitar a exposição à luz azul, realização de exercícios físicos e uma alimentação saudável também podem ajudar. Saiba mais como dormir melhor na nossa matéria:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais