O que é downcycling e como evitá-lo?

Compartilhar

O “downcycling” é um termo em inglês que se refere ao processo usado para reciclar e produzir novos objetos de baixa qualidade. Especialistas afirmam que o processo de downcycling não é nada mais do que a reciclagem em sua origem. Afinal, alguns materiais não podem ser reciclados diversas vezes e manter sua qualidade.

Isso acontece porque nem todos os materiais são infinitamente recicláveis, como o vidro e o alumínio. No caso, objetos feitos de plástico e papel só podem ser reciclados até certo ponto, e sempre que passam por esse processo, eles perdem a sua qualidade. Ou seja, eles só passam pelo downcycling.

A reciclagem de eletrônicos hoje

Toda vez que um material passa pelo processo de downcycling, ele perde um pouco de sua qualidade e de sua capacidade de ser reciclado. Por isso, em certo momento, esse material chega a um estado onde ele não pode mais ser reutilizado de forma nenhuma, e acaba descartado em aterros sanitários, onde não se degrada e libera metano na atmosfera.

Processo de downcycling

O downcycling pode ser feito em qualquer fábrica que aceite plástico, vidro, papelão e papel usado. No caso do plástico, quando ele chega para ser reciclado, ele é quebrado em diversos flocos. Esses flocos são comumente vendidos para outras fábricas que pretendem criar produtos novos com material reciclado.

Já o processo de downcycling do papel é a sua transformação em papelão ou papel reciclável. Depois que ocorre essa transformação, não é possível trazer a cor branca do papel novamente, o que significa que todo o produto deste downcycling vai ter uma cor mais amarronzada, com menor valor econômico. 

Apesar do downcycling ainda ter um impacto negativo no meio ambiente – afinal, em algum momento, o material não vai ser mais reciclável –, ele ainda é um processo importante. Isso porque ele ajuda a aumentar a vida útil de alguns materiais, e impede que a indústria use uma nova matéria-prima em suas produções.  

Assim, os produtos de downcycling ajudam a  reduzir  a produção de resíduos no planeta, principalmente a produção de resíduos que não são infinitamente recicláveis. 

Papel do plástico no downcycling

O plástico é o personagem principal quando se trata do downcycling. Isso acontece porque ele só pode ser reciclado em sua forma original uma ou duas vezes. Ou seja, depois disso, sua durabilidade e qualidade começam a decair toda vez que ele é reciclado.

Em algum momento do processo do downcycling do plástico, ele vai se tornar tão frágil e pequeno que fica quase impossível de enxergá-lo a olho nu. Esse material se chama microplástico, e quando nesse estado, sua reciclagem não pode ser realizada. 

Quando o plástico vira microplástico, torna-se muito difícil manuseá-lo. Por esse motivo, o microplástico pode parar nos lugares mais inesperados possíveis, como a água potável, o pulmão e o sangue humano. Em aterros sanitários, o microplástico já tem impacto nocivo no meio ambiente, dentro do corpo humano ele pode significar um perigo maior à saúde.

Benefícios do downcycling 

Como já foi mencionado, apesar de não apresentar a possibilidade de uma reciclagem contínua, o downcycling é necessário para redução de resíduos. Além disso, o downcycling é um processo que ajuda a eliminar o descarte exagerado e inapropriado.

Alguns outros benefícios do downcycling são:

  • Economia no custo de energia da produção;
  • Poluição reduzida;
  • Redução dos custos de fabricação;
  • Proteção ambiental.
Ambev e Coca-Cola Brasil lançam juntas novo programa de reciclagem

Upcycling 

Na contra mão do downcycling existe o upcycling. Esse processo é conhecido por converter materiais usados em produtos de boa qualidade e valor. Algumas empresas já começaram a implantar o upcycling em sua produção de plástico, usando recipientes de detergente e sabão de louça e os transformando em sacolas de mercado. 

Se estiver curioso a respeito do processo, confira o artigo “Upcycling: o que é e como aderir à ideia”.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais