As moscas da composteira estão te incomodando? Saiba como eliminá-las de modos naturais
Se você utiliza uma composteira em sua casa, é possível que algumas moscas de fruta estejam te incomodando devido a desregulações do sistema. A Drosophila melanogaster, também conhecida como drosófila, mosca do vinagre, mosca da banana ou mosca das frutas, alimenta-se das leveduras em frutos já caídos. Estas leveduras geralmente são encontradas em materiais em inicio de decomposição. Sendo assim, as moscas das frutas podem aparecer na sua composteira durante o processo de transformação do material orgânico.
Como resolver este problema? Aqui vão algumas dicas para você deter facilmente a drosófila (mas cuidado para confundi-la com abelhas em extinção, como a abelha lambe olhos):
Detectar se a umidade está elevada na sua composteira
A umidade deve ser um processo regulado para evitar problemas na sua composteira. Um teste simples para saber se a umidade está alta é apertar a mistura para verificar se há gotejamento de líquido. Se isso ocorrer, coloque mais material seco (folhas secas ou serragem) e revolva a mistura – o conteúdo deixará de ficar tão úmido.
Perceber se há mau cheiro na sua composteira
Quando isto ocorre, é sinal de que há um desequilíbrio no sistema. O mau cheiro e a fermentação são grandes aliados para a atração das moscas. O odor é causado quando o lixo orgânico úmido (em grandes quantidades) excede a capacidade de absorção do sistema, gerando gás metano. Em outras palavras, ele se dá quando ocorre a fermentação.
Usar repelentes naturais e armadilhas
Também pode haver proliferação de drosophila por meio da eclosão dos ovos já depositados nos frutos que estão sendo compostados. Nesse caso, percebendo presença da mosca das frutas, a dica é utilizar algum repelente natural contra insetos, como chá concentrado de capim limão e óleo de citronela. O chá deve ser borrifado na mistura e o óleo pode ser adicionado nas paredes das caixas pelo lado de fora. Outra informação importante é que temperaturas acima de 30 °C e baixa umidade, durante algumas horas, provocam mortalidade elevada de ovos.
A armadilha natural para a mosca da fruta também funciona como uma alternativa ao uso de inseticidas. Ela é feita a base de atrativo alimentar para “chamar” as moscas e auxilia no processo de controle das mesmas. Utiliza-se também, para capturar a drosófila, armadilha feita com vinagre de maçã e algumas gotas de sabão dentro de uma tigela.
Por último, é bom lembrar
- Regular a umidade na composteira evita atração de moscas.
- Não é indicado compostar frutos com furos, ou sinais de “bichado”, pois estes podem conter ovos e larvas das moscas.