Conheça as características do dry dating e os benefícios desse movimento
Dry dating, ou namoro sóbrio, é o ato de namorar ou ir em encontros sem nenhuma influência de bebidas alcóolicas. O termo ficou conhecido, principalmente, após a pandemia de coronavírus que se estendeu de 2020 até meados de 2021. Dados de 2022 do aplicativo de namoro Bumble, por exemplo, mostraram que 34% dos usuários do Reino Unido afirmaram que estão mais propensos a se submeter a encontros sóbrios agora do que antes da pandemia.
O motivo da popularidade do método é difícil de ser compreendido. No entanto, 62% dos participantes da análise do Bumble concluíram que “formariam uma conexão mais genuína” em um encontro sem álcool, enquanto 54% procuram um namoro mais “consciente e intencional” através do dry dating.
Enquanto muitos acreditam que o dry dating foi imposto por regras de distanciamento da pandemia, a técnica permaneceu após a eliminação das restrições da época. Além disso, ele pode oferecer diversos benefícios, dentro e fora de relacionamentos.
O impacto da pandemia
Com a pandemia de coronavírus, muitas pessoas aumentaram o seu consumo de álcool involuntariamente. As preocupações frente à uma pandemia global em conjunto com ordens de distanciamento impulsionaram métodos de distração e entretenimento diferentes, que muitas vezes incluíam o consumo mais frequente de bebidas alcóolicas.
De fato, um estudo conduzido pela Escola de Saúde Pública Mailman da Universidade de Columbia exemplificou esse aumento. De acordo com dados dos Estados Unidos, de março a setembro de 2020, foram contabilizados 41,9 bilhões de dólares em vendas em lojas de bebidas — o que representa um aumento de 20% e 18% em relação ao mesmo período de 2019.
Entretanto, por outro lado, isso também impulsionou a criação de uma nova mentalidade em alguns indivíduos — a sobriedade.
Com um tempo extra para reflexão, muitas pessoas decidiram excluir o consumo de álcool, engajando em atividades sóbrias, como o próprio dry dating.
Isso também foi exemplificado em um outro estudo no país, que comprovou um aumento de 33% nas vendas de bebidas não alcoólicas entre novembro de 2020 e novembro de 2021.
Em geral, essas pessoas tornaram-se conscientes sobre o seu consumo de bebidas alcóolicas, preferindo viver sobriamente durante a pandemia.
Possíveis desafios
Para muitos, no namoro o álcool serve como um “estimulante”. Bebidas alcoólicas, muitas vezes, ajudam a remover algumas inibições e a “soltar” o indivíduo. Principalmente durante os primeiros encontros e estágios iniciais de um relacionamento, o álcool passa algumas sensações de relaxamento ao indivíduo e pode até ser visto como “essencial” para algumas pessoas.
Por isso, o dry dating pode ser desafiador no começo. Engajar sobriamente com outras pessoas, flertar e dar seus primeiros passos sem esse “incentivo” é um pouco difícil.
Entretanto, problemas como o vício podem ser desencadeados dessa mesma forma. Ver o álcool como algo tão importante durante esses períodos cria uma certa dependência à substância.
A bebida também pode mascarar algumas partes de si mesmo para um potencial pretendente. E, além disso, vem com sua própria bagagem de desvantagens, como a ressaca (normal ou moral), ansiedade e outros efeitos negativos.
Desse modo, o próprio dry dating desencadeia diversos benefícios à saúde mental, tanto quanto à física.
Benefícios
Constantemente se expor a novos relacionamentos de modo sóbrio pode criar um padrão benéfico na vida de uma pessoa. A eliminação da bebida no dry dating pode criar ambientes mais conscientes no namoro, escolhas mais saudáveis e a possibilidade de um relacionamento mais sincero e aberto.
Relatos sobre o dry dating publicados no site da BBC mostram que alguns participantes do método se tornaram mais confiantes após o engajamento no namoro sóbrio.
Muitas pessoas também acreditam que a técnica pode ser um dos passos para o mindfulness, que incentiva a atenção plena no presente e sem julgamentos.
Perigos do álcool
Além de seus benefícios no namoro, o dry dating é uma possibilidade de eliminar os perigos do álcool de sua vida. Fora o vício e problemas relacionados ao bem-estar mental, bebidas alcóolicas são frequentemente associadas à diversos problemas de saúde, como:
- Doenças cardiovasculares
- Pressão alta
- Câncer
- Cirrose e outras doenças do fígado
- Enfraquecimento do sistema imunológico
- Problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão
- Alcoolismo