Os problemas para atingir objetivo esbarram em questões políticas, econômicas e sociais
Os Estados Unidos são atualmente o segundo maior poluidor mundial (atrás apenas da China), fruto do ritmo industrial acelerado e do consumo desenfreado de combustíveis fósseis. Contudo, o país pode vir a utilizar 100% de energia renovável até 2050, segundo garante um plano de engenheiros da Universidade de Stanford, liderados pelo professor Mark Z. Jacobson.
O plano é extremamente ousado, mas o grupo acredita que a mudança completa da forma como a energia é gerada no país não só contribuiria para combater o aquecimento global, como também criaria novos empregos e ajudaria a estabilizar os preços da energia.
Os engenheiros elaboraram, então, uma longa análise sobre cada um dos 50 estados do país, considerando a demanda atual por energia e projetando a demanda futura nos setores residencial, industrial, comercial e de transporte. Foram observados ainda os métodos de captação de energia limpa ideais para cada lugar e levadas em conta as tecnologias atuais.
O resultado dessa extensa pesquisa, que foi publicada na edição on-line da revista Energy and Environmental Sciences, é um guia que prova ser possível tornar as fontes de energia dos EUA totalmente limpas em 35 anos e que fornece todos os passos necessários para tamanha meta. “As principais barreiras são sociais, políticas e consistem em fazer as indústrias mudarem. Ao mostrar que [a mudança] é tecnologicamente e economicamente possível, este estudo poderia reduzir essas barreiras e dar início à transformação em larga escala”, afirma Jacobson ao Phys.org (clique aqui e confira a pesquisa, em inglês, na íntegra).
Quer instalar o equipamento solar em sua casa? Clique aqui.
Fonte: EcoD
Veja também:
–Guia para instalação de energia solar em casa
–O que é energia solar e como funciona o processo de geração de eletricidade via radiação solar?