Se você mora no planeta Terra há algum tempo, sabe dos grandes problemas de mobilidade urbana que existem em todo o mundo. E não é novidade para ninguém a busca por novas fontes de combustíveis menos poluentes ou de formas de locomoção que subvertam totalmente essa necessidade. Nessas categorias, temos os carros elétricos, os movidos a gás natural, os híbridos e ainda os “híbridos humanos”, como bicicletas e skates elétricos. Tudo muito bom, tudo novinho, com um montão de projetos saindo ao longo desses anos… Mas a maioria não tem uma produção comercial estabelecida.
No meio de tanta bike, longboard e carro, existe um híbrido humano antigo e que une todo o conforto (e até um espacinho) dos automóveis aos motores elétricos e auxiliares da boa e velha força humana – e esse é o Twike. O híbrido que chegou a marca de mil unidades produzidas em 2013 tem espaço para duas pessoas (mais um pouco de bagagem) e não te deixa ao relento durante o trajeto.
O Twike apareceu no mercado em 1986, depois de ganhar o prêmio de funcionalidade, por melhor design ergonômico na competição de melhor design inovador de veículo, durante a Vancouver Expo World daquele ano. Passou a ser produzido em larga escala a partir de 2002, na Alemanha.
É realmente difícil que o ser humano – até os dois passageiros – consiga mover o Twike só pedalando, já que não é nem remotamente parecido com uma bicicleta (“mas tem pedais!” – nem toda batata-doce do mundo vai fazer você mover isso aqui, monstro). O motor elétrico faz o Twike chegar a 83 km/h e tem um alcance de quase 500 km por recarga. Ao pedalar, você auxilia o motor e aumenta o alcance do veículo. Um joystick é o único controle de direção que você precisa nesse caso (o que, pelas fotos e vídeos, faz você parecer um super maneiro piloto de naves espaciais) e um computador de bordo mostra todas as informações sobre bateria, distância e velocidade. Bem futurista mesmo.
Enquanto na Europa já rodam mais de mil unidades, o Twike só chegou no Novo Mundo há pouco tempo, e ainda bem restrito à América do Norte. Para checar mais informações sobre o veículo, acesse o site dos caras aqui.
Nesse meio tempo, curta esses vídeos introdutórios do Twike (ambos em alemão) e imagine se você também não iria tirar onda de Tom Cruise em Top Gun dentro de um deles.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais