Ecossistemas costeiros são aqueles que se localizam no encontro de um oceano ou mar com o meio terrestre. Uma das características mais marcantes do território brasileiro é a sua imensa zona costeira banhada pelo Oceano Atlântico. São 8,5 mil km de extensão e uma área de aproximadamente 388 mil km2 que sofre com a ação das ondas. Não é de se surpreender, portanto, que a costa brasileira seja também extremamente rica em diversidade, formando diferentes tipos de ecossistemas.
Considerada patrimônio nacional pela constituição de 1988, esse território apresenta paisagens variadas. E também servem de morada para uma grande quantidade de espécies de animais e vegetais. Os principais ecossistemas costeiros brasileiros são formados por:
Os manguezais são ecossistemas típicos de regiões tropicais e subtropicais, definidos como zonas de transição entre o ambiente marinho e o terrestre. Um manguezal é formado por árvores e outras espécies arbustivas que são capazes de resistir ao fluxo marítimo. Mas também ao sal da água do mar.
Os manguezais são a base de um ecossistema biologicamente diversificado, rico e produtivo. Por isso, são lar e local de alimentação de uma série de espécies, muitas das quais estão em extinção.
Apesar disso, os manguezais representam menos de 1% de todas as florestas tropicais do mundo. Daí a importância de preservá-los, afinal, eles contribuem significativamente para o bem-estar das comunidades costeiras. Sendo fonte de renda e de alimentos para milhares de pessoas.
Para saber mais desse ecossistema costeiro, acesse a matéria:
Restinga é um termo utilizado para definir as diferentes formações vegetais estabelecidas sobre solos arenosos que ocorrem na região da planície costeira. Por estar localizada na interface entre os ambientes marinho e continental, a restinga possui uma fragilidade intrínseca. Sendo constantemente afetada por processos naturais de deposição e erosão marinha e de drenagem fluvial.
Dessa maneira, esses ecossistemas são determinados fisicamente pelas condições edáficas (relacionadas ao solo). Além disso, também são influenciados pela influência do mar e estão distribuídos ao longo da costa brasileira e por várias partes do mundo.
Para saber mais sobre esse ecossistema costeiro, acesse a matéria:
Serviços ecossistêmicos podem ser entendidos como bens e serviços que os ecossistemas nos oferecem direta ou indiretamente. Assim como todos os outros, um ecossistema costeiro é responsável por prestar diversos serviços ecossistêmicos, como:
As principais ameaças a esses ecossistemas são:
Por isso, eles devem ser preservados e protegidos por meio de políticas públicas, já que apresentam grande importância para os seres vivos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais