O Google e O Boticário anunciaram durante o Google for Brasil uma parceria revolucionária para promover a economia circular no país. Com o apoio do eCycle, o projeto tem como objetivo principal facilitar o acesso dos brasileiros a informações sobre pontos de coleta de materiais recicláveis por meio do Google Maps. Além de identificar a localização dos pontos de coleta, a parceria fornecerá dados sobre os tipos de materiais aceitos em cada um deles, permitindo que os brasileiros encontrem facilmente onde descartar resíduos como garrafas plásticas, eletrônicos, baterias, garrafas de vidro e lâmpadas, entre outros.
Nos próximos meses, o Google Maps incluirá 3,5 mil novos pontos de reciclagem em todo o Brasil, com base em dados coletados pelo eCycle. Esses pontos serão destacados no mapa com o atributo de reciclagem da plataforma do Google, em colaboração com O Boticário. A parceria de dois anos entre as empresas visa dobrar esse número, alcançando 10 mil pontos de reciclagem ao longo do período.
A lista de pontos de reciclagem incluirá os locais do Boti Recicla do Boticário, o maior programa de logística reversa do Brasil para pontos de coleta no setor de cosméticos. Além disso, as marcas Quem Disse, Berenice?, Eudora e Tô.que.Tô, pertencentes ao Grupo Boticário, também serão contempladas como pontos de coleta.
Ao realizar buscas no Google, como “reciclagem de baterias perto de mim” ou “reciclagem de cartuchos de tinta perto de mim”, os usuários poderão encontrar os locais de coleta mais próximos de sua localização. As informações atualizadas, como tipos de resíduos aceitos, endereço e telefone, estarão disponíveis ao selecionar o ponto de coleta desejado. Os usuários poderão salvar os locais para visitar posteriormente e traçar rotas.
Essa iniciativa surge como resposta à crescente demanda dos brasileiros por informações sobre o descarte adequado de materiais recicláveis. Segundo dados do Google, esse é o segundo tópico relacionado à Sustentabilidade mais buscado no Brasil, logo após termos relacionados às mudanças climáticas. A parceria entre as empresas busca preencher uma lacuna importante ao fornecer informações confiáveis e acessíveis sobre a reciclagem de resíduos.
“Através dessa parceria, esperamos que mais brasileiros encontrem locais adequados para reciclar seus itens do dia a dia, gerando um impacto positivo na cadeia de reciclagem no Brasil”, afirma Ivan Patriota, head de parcerias para o Google Maps na América Latina. Para Lívia Sia, analista de insights do Google Brasil e líder do projeto, a parceria com O Boticário mostra o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade. “Há um espaço enorme a ser ocupado pelas empresas brasileiras a partir da geração de impacto positivo para o meio ambiente e sociedade. Estamos felizes que O Boticário tenha embarcado nessa importante iniciativa com a gente.”
Renata Gomide, VP Consumer do Grupo Boticário, reforça que a parceria reflete o compromisso da marca em gerar impacto positivo para a sociedade, destacando a longa atuação sustentável do Grupo. “Para além das nossas metas e compromissos para o futuro, quando falamos em agenda ESG, queremos ocupar um espaço relevante enquanto agente social capaz de promover transformações. Essa parceria é estratégica e muito positiva por aliar sustentabilidade à tecnologia para otimizar a jornada do consumidor que já tem consciência sobre como descartar resíduos, mas não encontra informações sobre onde e como fazê-lo”, comenta.
A parceria entre o Google e O Boticário conta com a contribuição do eCycle, que coleta e trata os dados para a inclusão de pontos de entrega de recicláveis no Google Maps. O projeto inclui uma ampla variedade de materiais recicláveis, desde garrafas plásticas até eletrônicos, e abrange organizações não-governamentais, cooperativas de reciclagem, prédios públicos e lojas, incluindo as unidades do Boticário, que aceitam esses materiais para que sejam direcionados ao destino correto para reciclagem.
CEO e Publisher do eCycle, Onofre de Araujo destaca a importância da complementaridade dos parceiros em projetos de sustentabilidade. “A colaboração entre o Google, O Boticário e eCycle é um exemplo inspirador de como parcerias estratégicas podem gerar impactos socioambientais significativos. Essa colaboração é uma conquista relevante para a economia circular ao facilitar consideravelmente o processo de encontrar locais adequados para o descarte correto de resíduos. Estamos orgulhosos em caminhar ao lado de grandes parceiros nessa jornada”, finaliza.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais