Aprenda o que é efeito da verdade ilusória e como ele contribui para a disseminação de informações falsas
O efeito da verdade ilusória, também conhecido como ilusão da verdade, é descrito como a tendência em acreditar em informações falsas após uma exposição repetida à elas. Isso é uma consequência da repetição de declarações, que são mais fáceis de processar e, subsequentemente, percebidas como mais verdadeiras do que outras informações.
Embora muitas informações falsas sejam percebidas como mentiras, essas são, geralmente, declarações um tanto quanto absurdas, que qualquer pessoa pode diferenciar da verdade, mesmo sendo repetidas constantemente. No entanto, declarações mais plausíveis e que podem beirar à verdade são mais difíceis de categorizar, principalmente se repetidas frequentemente.
Um caso comum do efeito da verdade ilusória é sobre os mitos dos benefícios da vitamina C. Enquanto muitos acreditam que a “milagrosa” vitamina pode prevenir gripes e resfriados, não há evidências científicas que comprovem o fato. Por outro lado, a vitamina C realmente faz bem ao sistema imunológico, mas não na prevenção dessas doenças, e sim no seu tratamento.
Como foi descoberto
O efeito da verdade ilusória foi mencionado e descrito pela primeira vez em um estudo de 1977 de Lynn Hasher e David Goldstein da Temple University e Thomas Toppino da Villanova University. No estudo, os pesquisadores avaliaram a capacidade dos participantes em classificar fatos como verdadeiros ou falsos.
Os alunos classificaram cada declaração três vezes, com duas semanas entre as avaliações. Enquanto algumas declarações eram repetidas, outras não eram. No entanto, os especialistas notaram que a cada repetição, os participantes ficavam mais seguros de sua certeza em relação às afirmações que rotularam como verdadeiras.
Esse uso da familiaridade para responder às questões evidenciou a existência do efeito da verdade ilusória, mas não a comprovou efetivamente. A sua comprovação deriva de outros estudos subsequentes.
A ciência por trás do efeito da verdade ilusória
Especialistas acreditam que o efeito da verdade ilusória deriva de “atalhos cognitivos”. Ou seja, uma forma do cérebro guardar energia. Isso deriva de uma fluência de processamento — quando um pensamento é mais fácil de processar, o cérebro usa menos energia, o que nos leva a preferi-lo em vez de fatos realmente verdadeiros.
O cérebro usa por média 20% da energia de um indivíduo. Além disso, um ser humano faz cerca de 35 mil decisões por dia. Portanto, com todas essas decisões e a energia por trás delas, a familiaridade resultante da repetição de um fato faz com que ele seja categorizado como verdadeiro pelo cérebro.
Quem é mais propenso ao efeito da verdade ilusória?
A fim de testar se crianças poderiam exibir os efeitos da verdade ilusória, a Unesp realizou um experimento em crianças de 5 a 10 anos. Ao serem testados em questões com variados níveis de dificuldade sobre a natureza, os participantes teriam que responder se as informações eram “verdadeiras” ou “não verdadeiras” e se tinham “muita certeza” ou “pouca certeza” sobre as suas respostas.
A pesquisa descobriu que, independente da idade, crianças classificavam como “verdadeiras” mais as declarações repetidas do que as novas. Isso evidencia que todas as faixas etárias estão suscetíveis ao efeito da verdade ilusória.
Fake news e a distorção da verdade
Um dos motivos por trás da alta propagação de fake news é o efeito da verdade ilusória. Além da dominação das redes sociais, que facilitam essa disseminação, o compartilhamento frequente de informações falsas pode levar o indivíduo a acreditar nelas sem uma checagem de fatos.
Essa é uma característica também atribuída ao efeito manada, também conhecido como “comportamento manada”. Refere-se a esse efeito como um fenômeno social resultante da conformidade à opinião da maioria da população. Ou seja, se muitas pessoas verificam uma informação falsa como verídica, outras pessoas também seguem a mesma linha de raciocínio.
Frente aos desafios do efeito da verdade ilusória na compartilhação de fake news, dispositivos de redes sociais, como o WhatsApp, criaram soluções para tentar evitar esse fenômeno. Uma delas é um pequeno selo no topo de mensagens constantemente compartilhadas, que avisam aos leitores da sua constante propagação para outras pessoas.
No entanto, isso pouco faz para parar a disseminação de informações falsas. Isso, por sua vez, é de responsabilidade intelectual de cada indivíduo proposto a compartilhá-las.
O efeito da verdade ilusória na propaganda
Muitos especialistas também acreditam no efeito da verdade ilusória no marketing e propaganda. O costume de ver itens previamente categorizados como “inúteis” frequentemente compartilhados em redes sociais ou propagandas, faz com que o consumidor sinta-se inclinado a comprá-los.
Esse efeito, por sua vez, possui um grande impacto no consumismo. Sem o hábito de consumo consciente, pessoas sob o efeito da verdade ilusória acreditam que certos produtos podem ser capazes de revolucionar o seu dia a dia com pretensões falsas ou verdades “maquiadas”.
Em consequência disso, além de auxiliar na pregação da desinformação sobre tais produtos, o consumidor também contribui para os outros impactos relacionados ao consumismo, como a poluição e impactos ambientais.