A Prefeitura de Paris, capital da França, vai emitir uma licença para que os moradores da cidade possam plantar espécies de árvores frutíferas e flores em espaços públicos. A licença vai valer por um período de três anos, podendo ser renovada.
O objetivo é deixar a cidade mais verde, oferecendo incentivos para que os moradores se tornem “jardineiros do espaço público”. A Prefeitura fornecerá um kit de plantio e sementes para cada cidadão interessado.
As sementes poderão ser plantadas nas fachadas de casas e prédios, em jardineiras móveis, canteiros, nos pés de outras árvores, em postes ou em outros lugares com espaço adequado.
Os moradores vão precisar assinar uma carta de ‘revegetação’ e se comprometer a usar plantas locais e melíferas (que recebem visitas de abelhas), com o intuito de promover a biodiversidade de Paris.
“Com esta autorização, permitiremos que os parisienses participem do modelo urbano de mudança para uma Paris mais verde, para o embelezamento e para a melhoria da qualidade de vida, na frente de sua casa ou de seu trabalho. Além de promover a natureza e da biodiversidade na cidade, essa autorização também irá ajudar a criar laços sociais, através do reforço de trocas com os outros, especialmente entre vizinhos”, diz Penelope Komitès, adjunta da Prefeitura de Paris.
Espera-se que os moradores usem a sua criatividade para deixar Paris mais verde. “Vamos oferecer os caminhos, mas esperamos principalmente as ideias”, conclui Penelope Komitès.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais