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Além disso, o estudo revelou que as mulheres estabeleciam uniões monogâmicas, indicando uma maior estabilidade e sucesso na criação dos filhos até a idade adulta em uma época de alta mortalidade infantil

Em uma comunidade da Idade da Pedra, as mulheres se mudavam enquanto os homens ficavam cuidando da família, revelou uma pesquisa recente publicada na revista Scientific American. A França tem muitos sítios arqueológicos neolíticos, incluindo Carnac, no noroeste.

Agora, o estudo, realizado em um cemitério no centro da França, oferece uma visão da vida em comunidade naquele período. No sexto milênio aC, os primeiros agricultores chegaram à Europa Ocidental.

Ao estudar os restos mortais de mais de 100 indivíduos mortos enterrados entre 4850 e 4500 aC no cemitério Gurgy “Les Noisats”, no centro da França, a equipe de pesquisadores reconstruiu duas árvores genealógicas que abrangem várias gerações. “Foi uma jornada e tanto para todos nós”, diz o autor sênior Wolfgang Haak, antropólogo molecular do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva em Leipzig, Alemanha, ao jornal Spektrum der Wissenschaft.

“Na verdade, ficamos bastante surpresos com muitas coisas que descobrimos.” Os pesquisadores que investigaram os restos mortais de Gurgy, liderados por Maïté Rivollat, então na Universidade de Bordeaux, na França, publicaram suas descobertas na revista Nature.

Os pesquisadores descobriram os homens nessas famílias neolíticas viviam e se casavam perto de casa, enquanto as mulheres vinham de comunidades de outros lugares. Embora os arqueólogos tenham observado esse padrão em outros locais, as descobertas em Gurgy apresentam uma imagem altamente detalhada de várias gerações em uma comunidade da Idade da Pedra.

“Este é um marco para entender como as sociedades foram estruturadas no passado”, diz o arqueólogo Philipp Stockhammer, da Universidade Ludwig Maximilian de Munique e do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva. Stockhammer, que não participou da pesquisa, observa que o trabalho pode revolucionar a forma como pensamos sobre as famílias no Neolítico.

Para o novo estudo, a equipe combinou métodos antropológicos genéticos, arqueológicos e sociais para analisar os restos mortais. Os pesquisadores coletaram DNA do núcleo da célula e das mitocôndrias em amostras de ossos. Eles também avaliaram os níveis de isótopos e realizaram a datação por carbono para saber mais sobre quando e onde os indivíduos viviam.

A investigação não encontrou pais para quase todas as mulheres adultas enterradas no cemitério de Gurgy. De fato, indivíduos do sexo feminino falecidos raramente eram relacionados a qualquer uma das árvores genealógicas, e havia uma proporção sexual desequilibrada entre os restos mortais encontrados no local, sugerindo que a maioria das filhas adultas estava ausente.

Isso sugere que as mulheres com mais de uma certa idade deixaram sua família e local de nascimento para residir com seu parceiro reprodutivo em outro lugar. Os homens em Gurgy, por sua vez, pareciam ter permanecido perto de sua família biológica.

A equipe também descobriu pistas genéticas para as histórias das mulheres. Alguns eram parentes distantes uns dos outros. Presumivelmente, eles poderiam ter vindo da mesma comunidade externa. Os movimentos de mulheres podem ter refletido algum tipo de costume social comum.

Não havia evidências de que essas mulheres tivessem sido sequestradas – nem os túmulos sugeriam que as mulheres tivessem um status inferior ao dos homens. Em vez disso, os pesquisadores suspeitam que as parcerias entre homens e mulheres de diferentes comunidades ajudaram a formar alianças e laços mais estreitos.

Se o homem de um grupo se tornou avô de crianças em outra comunidade, por exemplo, esse vínculo pode ter unido ainda mais as pessoas. Talvez essa prática garantisse uma convivência mais pacífica – ou apoiasse o intercâmbio comercial e cultural.

Um diagrama de árvore genealógica inclui retratos representando indivíduos de sete gerações de uma família Uma das duas árvores genealógicas de pessoas enterradas há cerca de 6.500 anos no centro da França que foram reconstruídas pela equipe de pesquisa.

De acordo com os cientistas, as evidências sugerem que as mulheres entraram em uniões monogâmicas – ou seja, nem os homens nem as mulheres tiveram múltiplos parceiros na vida. Essa percepção veio de análises genéticas que revelaram vários irmãos, mas nenhum meio-irmão. “Isso é um pouco incompreensível”, diz Haak.

Mesmo sociedades altamente monogâmicas, afinal de contas, frequentemente incluem meio-irmãos porque um adulto pode procurar outro parceiro se o cônjuge morrer.

Os casais criaram muitos filhos até a idade adulta em uma época em que a mortalidade infantil era alta. Tal sucesso pode significar que alimentos e recursos eram abundantes – e também pode apontar para a existência de redes sociais fortes e solidárias. OS

Os arqueólogos perceberam que os pais eram frequentemente enterrados ao lado de seus filhos e os irmãos eram colocados um ao lado do outro. Esse arranjo implica que as pessoas sabiam quem estava enterrado onde – o que, escrevem os cientistas, significa que provavelmente havia marcadores acima das sepulturas, semelhantes às lápides de hoje.

O fato de as mulheres chegarem às famílias Gurgy de outros lugares também ficou evidente na ocupação do cemitério. Significativamente menos mulheres adultas do que homens foram enterrados lá. Talvez regras e costumes diferentes sejam aplicados às mulheres, especulam os autores do estudo. A reconstrução das árvores genealógicas com base nos restos mortais de Gurgy também revelou a ausência de duas gerações.

Crianças da primeira geração no local e adultos da última geração estavam desaparecidos. Uma explicação: a comunidade pode ter se mudado para Gurgy de outro lugar onde seus filhos prematuros falecidos foram enterrados. Então, cerca de 100 anos depois, a comunidade deixou Gurgy e os adultos da última geração foram sepultados em outro lugar.

Os pesquisadores ainda não conhecem nenhum assentamento relacionado a essas sepulturas. Além disso, os mortos encontrados em Gurgy não precisavam ter vivido no mesmo lugar. Cada geração e família poderia ter construído sua própria aldeia. Ainda assim, o fato de terem se estabelecido em um lugar por um tempo relativamente curto é consistente com achados arqueológicos anteriores.

As aldeias neolíticas não permaneceram habitadas por muito tempo. Grupos se mudaram, possivelmente quando os solos se esgotaram e as florestas foram derrubadas.

Além disso, o estudo revelou que as mulheres, ao chegarem em Gurgy, estabeleciam uniões monogâmicas, indicando uma maior estabilidade e sucesso na criação dos filhos até a idade adulta em uma época de alta mortalidade infantil. O arranjo de sepulturas no cemitério, colocando pais próximos aos filhos e irmãos lado a lado, sugere que marcadores ou monumentos, semelhantes às lápides de hoje, eram utilizados para identificar as sepulturas.

No entanto, há ainda enigmas a serem desvendados. A presença de sepulturas de crianças sem parentes próximos intriga os pesquisadores, e a falta de assentamentos associados às sepulturas de Gurgy continua a ser um mistério. A pesquisa continua, e o estudo recente não apenas lança luz sobre o passado, mas também desperta novas questões sobre as complexas interações das sociedades antigas.


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