A embalagem de delivery levanta muitas questões sobre a reciclagem. De acordo com relatório da empresa Kantar, o número de entregas no Brasil aumentou 89% apenas no ano de 2022. Com maior consumo de produtos por delivery, também aumenta a produção de resíduos — que quando não descartados corretamente podem afetar diretamente o meio ambiente.
Mas como descartar as embalagens de delivery? Afinal, algumas delas ficam cobertas de gordura e restos de alimentos que não podem ir no lixo reciclável. Além disso, a quantidade de materiais que formam certas embalagens pode impedir a separação da coleta seletiva. Por isso é essencial saber como fazer o descarte correto desses resíduos.
A embalagem de delivery de comida deve ser lavada antes de ser descartada. Isso porque elas entram em contato com restos de alimento, que não são aceitos por pontos de coleta e podem fazer com que o resíduo deixe de ser reciclado por “estar contaminado”.
Sendo assim, antes de jogar o pote de plástico, isopor ou alumínio no lixo, certifique-se de lavá-lo para retirar a gordura e os restos de comida do material. Deixe o produto secar um pouco antes de jogá-lo no lixo, para evitar o surgimento de umidade e fungos.
Embalagens de delivery de papel ou papelão engorduradas não devem ser levadas ao lixo reciclável, pois a maioria dos pontos de coleta não as aceita. Nesse caso, o óleo pode causar problemas ao tratamento de esgoto da empresa.
Existem diferentes tipos de entrega, desde o delivery de comida até o de eletrodomésticos. Todos esses possuem embalagens específicas, usadas para a proteção do conteúdo durante o processo de transporte.
Na hora de descartar suas embalagens de delivery fique atento ao seu tipo e em qual lixo é adequado deixá-la:
Essas embalagens de delivery podem ser reutilizadas para o armazenamento de objetos, como ferramentas ou livros. Porém, se realmente for necessário fazer o descarte você pode deixá-las em um ponto de coleta seletiva ou no lixo reciclável.
O papelão é um resíduo reciclável. No entanto, quando entra em contato com restos de alimento — como o caso de caixas de pizza — ele não deve ser descartado no lixo reciclável. Como mencionado anteriormente, as empresas de coleta não conseguem fazer o reaproveitamento do material engordurado, e eles acabam em aterros sanitários.
Embalagens de delivery de produtos frágeis geralmente contêm uma quantidade de plástico bolha ao redor para proteger o conteúdo. Este tipo de material, assim como outros plásticos, é reciclável — mesmo que seja um processo difícil.
Procure saber se os coletores de lixo reciclável do seu bairro recebem o plástico bolha. Caso o contrário, busque por pontos de coleta em supermercados, transportadoras ou shoppings.
Esse tipo de embalagem de delivery é utilizada para produtos pequenos e frágeis. Por ter mistura de plástico com papel, outros plásticos e cola adesiva, eles não podem ser reciclados. Afinal, são de difícil separação.
Tente reutilizar o envelope o máximo de vezes possível antes de descartá-lo no lixo comum. Isso porque ele é encaminhado para o aterro sanitário, e por conter plástico, demora mais tempo para se decompor. O mesmo vale para envelopes de plástico com plástico bolha. Se possível, não faça o uso dessa embalagem de delivery.
Alimentos de delivery comumente são entregues em embalagens de plástico, como potes, copos e até mesmo sacolas. Esses materiais podem ser descartados no lixo reciclável, desde que sejam lavados de forma adequada para evitar que fiquem restos de comida neles.
Assim como as embalagens de delivery feitas de plástico, as de isopor podem ser descartadas no lixo reciclável depois do consumo do alimento. Lave bem o material antes de jogá-lo fora. Certifique-se de deixar a embalagem secar para que não tenha umidade nos outros recicláveis.
Guardanapos e papel toalha não podem ser reciclados devido às fibras que compõem o material. Elas são finas e pequenas demais e por isso não podem ser transformadas em novo papel. Isso vale para o resíduo limpo e para o sujo, ou engordurado, que também não é reciclável devido a presença de restos de comida.
O alumínio é facilmente encontrado em embalagens de delivery, já que ajuda a preservar a qualidade e a temperatura do alimento. A boa notícia é que esse metal é infinitamente reciclável. Assim, pode ser levado para para pontos de coleta seletiva, desde que sejam lavados adequadamente.
As bolas de poliestireno são como pequenas bolas de isopor usadas para garantir a qualidade de entregas delivery. Esse material não costuma ser aceito no lixo reciclável. Isso por ser pequeno — fator que facilita que ele se perca nas máquinas de prensa da reciclagem, quebrando o equipamento.
Existem pontos de coleta especializados em isopor, que recebem as bolas de poliestireno, desde que elas sejam levadas diretamente para o local. Se essa não for uma opção, a saída é descartar no lixo comum.
Existem diversos tipos de papel, e por isso, existem formas divergentes de descartá-los.
Outro ponto importante quando se trata do descarte de embalagem de delivery é saber quais devem ser evitadas. Nem sempre você pode escolher as que serão usadas para embalar a entrega. Porém, quando existe essa possibilidade, opte sempre por materiais recicláveis ou com menor impacto ambiental.
Sendo assim, troque a embalagem de plástico por uma de alumínio ou papelão, que são mais fáceis de reciclar. Sempre que puder, evite o uso de materiais que não podem ser reciclados ou não são aceitos por pontos de coleta.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais