A Embraer anunciou dia 15/10 a criação da Eve, uma spin-off da EmbraerX, braço da fabricante brasileira de aviões sediada nos Estados Unidos voltada a inovações disruptivas. Com sede na Flórida, a Eve estará focada no desenvolvimento do ecossistema de mobilidade urbana aérea e será responsável pelo projeto do veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) concebido pela EmbraerX.
“A Eve está preparada para conceber a nova fronteira do transporte com aeronaves inteligentes, ambientalmente amigáveis e autônomas [que voam sem pilotos]”, declarou por meio de nota oficial Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer.
A startup esteve incubada na Embraer durante os últimos quatro anos. Em julho, o eVTOL projetado pela sua equipe de engenheiros realizou o primeiro voo em um simulador, sistema que recria em ambiente virtual aeronaves em voo e é empregado principalmente para o treinamento de pilotos.
Além da Embraer, várias companhias ao redor do mundo têm projetos de eVTOLs em andamento, entre elas a fabricante europeia de aviões Airbus e a montadora japonesa Toyota. A Uber também está investindo nesse mercado em parceria com várias empresas, inclusive a EmbraerX. A companhia norte-americana, cujo foco é o transporte urbano compartilhado por meio de aplicativo, tem planos de iniciar operações comerciais de um carro voador em 2023.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais