Emenagogo natural: 5 opções no estilo caseiro

Compartilhar

Antes de conhecer o emenagogo natural que mais se adequa à sua rotina, é preciso ficar atenta a alguns cuidados, pois as substâncias que fazem a menstruação descer, também são abortivas. Por isso, se você desconfia que está grávida, saiba que as dicas a seguir podem ter ação abortiva. É importante sempre procurar orientação médica.

Emenagogo natural: 5 opções no estilo caseiro

1. Use Dong quai

A dong quai é uma planta popular na China, mas também pode ser encontrada no Brasil. De acordo com estudo, ela atua como emenagogo natural, uma vez que melhora o fluxo sanguíneo e estimula os músculos uterinos.

Chás para menopausa: alívio para os sintomas

2. Infusão de poejo

Um outro estudo mostrou que o poejo também atua como emenagogo. Por ser da família das mentas, ele ainda ajuda a reduzir a náusea, que costuma ser um sintoma do período menstrual em algumas mulheres.

Um matéria revisada por médica e publicada no portal Healthline ainda dá as seguintes dicas:

3. Relaxe

O estresse pode atrasar a menstruação por isso, se você quer obter um efeit emenagogo, procure relaxar reduzindo a carga de trabalho, fazendo algo que você goste, tomando um banho quente relaxante a luz de velas e com aroma de óleos essenciais ou praticando meditação. O calor do banho também pode atua como emenagogo, uma vez que aumenta o fluxo sanguíneo.

Como meditar: guia básico para iniciantes

4. Faça sexo

Durante o ato sexual (com ou sem penetração) o corpo aquece e, se estiver sendo prazeroso, o útero dilata, criando um vácuo que pode puxar o sangue menstrual para baixo.

5. Reduza os exercícios físicos

Pegar pesado nos exercícios físicos pode gerar uma menstruação irregular. Se você levanta peso ou treina pesado todos dias, esse pode ser o motivo da sua menstruação atrasada.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais