Chicago pode evitar centenas de mortes prematuras e novos casos de asma infantil anualmente, segundo um estudo
A substituição de caminhões e ônibus a diesel por veículos de emissão zero (ZEVs, na sigla em inglês) na região metropolitana de Chicago pode evitar centenas de mortes prematuras e novos casos de asma infantil anualmente, segundo um estudo liderado por pesquisadores da Northwestern University. A pesquisa, publicada na revista Frontiers of Earth Science, revela que a adoção de políticas semelhantes à Advanced Clean Trucks (ACT), já implementada na Califórnia, traria benefícios significativos para a saúde pública, especialmente em comunidades historicamente mais expostas à poluição.A equipe de cientistas, em parceria com grupos comunitários de Illinois, desenvolveu um modelo detalhado para simular os impactos da redução de emissões na qualidade do ar. O estudo mostrou que, ao substituir 50% dos veículos pesados por ZEVs até 2050, a região de Chicago reduziria os níveis de dióxido de nitrogênio (NO₂) em 8,4%, evitando aproximadamente 500 mortes prematuras e 600 novos casos de asma infantil por ano.
As comunidades negras, que frequentemente residem próximas a rodovias e centros de distribuição, seriam as mais beneficiadas. Essas áreas, que hoje sofrem com os maiores índices de poluição, veriam uma melhora significativa na qualidade do ar, ajudando a combater disparidades raciais históricas na exposição a poluentes.
Victoria Lang, candidata a Ph.D. na Northwestern e autora principal do estudo, destacou a importância dos resultados. Evitar 600 novos casos de asma infantil por ano equivale a poupar 25 salas de aula de alunos de uma doença pulmonar crônica. Crianças não deveriam enfrentar problemas de saúde pelo resto da vida simplesmente por morarem em áreas mais poluídas, afirmou Lang.
O estudo também apontou benefícios econômicos. A adoção da política ACT em Illinois poderia economizar US$ 731 milhões anualmente em custos de saúde evitados e danos climáticos. Além disso, a medida contribuiria para a redução das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se aos esforços globais para combater as mudanças climáticas.
A pesquisa foi impulsionada por dados coletados por cientistas cidadãos, que identificaram falhas nos modelos tradicionais da Agência de Proteção Ambiental (EPA). Câmeras instaladas em cruzamentos ao longo da rodovia I-55 revelaram que comunidades no oeste de Chicago enfrentam milhares de passagens de caminhões diariamente, além de longos períodos de marcha lenta desses veículos. Esses dados foram incorporados ao modelo, proporcionando uma visão mais precisa da poluição local.
Enquanto o Illinois Pollution Control Board avalia a proposta de adoção da política ACT, o estudo reforça a importância de ações concretas para melhorar a qualidade do ar e a saúde pública. Robert Weinstock, professor da Northwestern Pritzker School of Law, atua como advogado principal dos grupos comunitários que pressionam pela medida. Daniel Horton, professor associado e coautor do estudo, enfatizou que a adoção de ZEVs é uma oportunidade para Illinois liderar na proteção da saúde de seus cidadãos e do clima global.
A pesquisa demonstra o poder da colaboração entre academia e comunidades locais, mostrando como a ciência pode ser aplicada para gerar impactos reais e positivos na sociedade.