A empresa britânica Air Fuel Synthesis divulgou recentemente uma fórmula para produzir gasolina com uma matéria-prima inusitada como um de seus principais componentes: o ar.
O processo criado pela companhia é complexo e cheio de etapas. Primeiramente, o hidróxido de sódio é misturado com dióxido de carbono (CO2), que é capturado na atmosfera. O carbonato de sódio produzido é eletrolisado e forma um CO2 mais puro.
Ao ser combinado com hidrogênio (resultado da captura de vapor de água por outro equipamento), o produto se torna metanol, que passa por um reator combustível e se transforma na gasolina que conhecemos. O cheiro e a aparência são bem semelhantes, porém, o fabricante indica que a substância produzida é bem menos poluente.
Viabilidade comercial ainda é baixa
Desde o mês de agosto, a pequena usina da empresa britânica conseguiu produzir apenas cinco litros de gasolina feita a partir do ar.
Futuramente, a Air Fuel Synthesis pretende construir uma usina maior com capacidade de produzir uma tonelada de gasolina por dia.
Entre no site oficial, em inglês, para ter mais informações sobre o projeto.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais