Uma empresa britânica de equipamentos de limpeza lançou um modelo de aspirador de pó feito de papelão e outros materiais reciclados e recicláveis. A Vax premiou o projeto do estudante de design Jake Tyler, da Loughborough University, e está disposta a fabricá-la em larga escala.
De acordo com a empresa, o aspirador de pó de alta performance possui diversas vantagens sobre o modelo tradicional, como o baixo custo (um décimo do preço tradicional) e alta facilidade de reposição de peças avariadas. Para reduzir os resíduos, o corpo do equipamento é também a embalagem do produto – “depois que as peças de papelão são destacadas da caixa, basta encaixá-las ao redor do motor, sem nenhuma necessidade de cola” afirma a empresa.
Além disso, o material é revestido com retardantes de chamas e é totalmente personalizável – bastam algumas canetas para transformar o aspirador em uma “obra de arte”.As outras peças do eletrodoméstico são feitas de plástico reciclado através de um processo de manufatura que permite que o material seja fabricado localmente – sem a necessidade de moldes e linhas de montagens caras.
Projeto de conclusão de curso
O projeto foi desenvolvido por Tyler como projeto de conclusão do seu curso de design industrial. Além do apoio da Vax, a criação de Tyler venceu o prêmio de melhor trabalho de conclusão de cursos do Reino Unidos.
“Com a sustentabilidade se tornando uma preocupação crescente para os fabricantes, o ev Vax é um exemplo do que pode ser alcançado quando jovens designers são estimulados a pensar de forma criativa e a empurrar os limites do design de produtos”, afirmou o diretor de Desenvolvimento de Novos Produtos da Vax, Paul Bagwell.
Ele completou destacando a importância de grandes empresas apoiarem jovens como Tyler. “Eles sãos a chave para o sucesso do futuro do país”, afirmou.Segundo a empresa, o objetivo é colocar o produto no mercado, mas por enquanto somente com unidades reduzidas e sem preço estimado.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais