Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Rede B e parceiros atuam unidos em ações emergenciais e planejam ações para auxiliar na recuperação do estado gaúcho

Por Sistema B Brasil | Diante da catástrofe ambiental e humanitária no Rio Grande do Sul, o Sistema B Brasil vem se reunindo com Empresas B, Especialistas, Multiplicadores e diversos outros atores envolvidos para atuar na linha de frente e desenvolver, juntos, um plano de ação coletivo.

Segundo a codiretora executiva interina do Sistema B Brasil, Cinthia Gherardi, “o objetivo é engajar a comunidade B em ações de assistência emergencial às empresas B, colaboradores, familiares e cadeias de valor; apoio à reconstrução dos negócios e ecossistema considerando adaptação, mitigação e transformação; políticas públicas e advocacy; articulação e mobilização nacional global para o tema, a começar pela rede B Lab – Sistema B e seguindo por outras camadas de aliados estratégicos”.

Atualmente, a Rede B na região é integrada por mais de 30 empresas, sendo 16 Empresas B com sede no Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Campo Bom, Gravataí, Cambará do Sul e Cachoeira do Sul. “Muitas das vítimas e empresas são do nosso ecossistema e também foram diretamente impactadas”, lamenta Gherardi.

Todas as frentes de atuação têm como direção olhar para o momento presente.

Até agora, já foram doadas instalações de cisternas e filtros d’água para os abrigos, roupas íntimas, itens de higiene e cuidado pessoal, ração para animais, locação de helicópteros e caminhos para o transporte ágil das doações até as áreas atingidas e atendimentos de telemedicina especializada às vítimas.

Passada a fase de assistência emergencial, o próximo passo será planejar ações com o Coletivo de Arquitetos Voluntários, que uniu forças em prol da rápida reconstrução e recuperação do estado gaúcho, com arrecadação de materiais de construção civil, mobiliário, utensílios domésticos e eletrodomésticos.

Também estão previstas doações de materiais escolares para crianças, priorizando a recomposição da aprendizagem, e para jovens acima de 14 anos e adultos, acesso online gratuito para inclusão produtiva, visando empregabilidade e renda.

Para compartilhar as informações na rede, o Sistema B Brasil mantém um documento editável, a fim de que todas as empresas saibam das iniciativas em andamento para colaborarem umas com as outras. A publicação – disponível no Instagram do Sistema B – ainda traz pontos de coleta oficiais, lista de organizações parceiras e hubs organizados por lideranças do Movimento B para doações de itens físicos. Além disso, estimula outras formas de apoio a ações de coletas, distribuição e voluntariado.

A comunidade B mostrou o poder de realização da mobilização coletiva e a potência do espírito colaborativo ao unir esforços para ajudar na coleta e na distribuição das doações de São Paulo para o Rio Grande do Sul”, conclui Gherardi.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais