Empresas B são empresas que visam como modelo de negócios o desenvolvimento social e ambiental. Esse sistema é conhecido como sistema B, um movimento cujo objetivo é disseminar um desenvolvimento sustentável e equitativo, através da certificação de empresas no âmbito global.
Assim, toda empresa B tem como objetivos solucionar problemas socioambientais e criar um impacto positivo nos seus trabalhadores, na sociedade e no meio ambiente.
O Sistema B é uma organização criada por líderes empreendedores em 2006 nos Estados Unidos com o objetivo de desenvolver negócios inclusivos, equitativos e regenerativos para as pessoas e para o planeta.
Para entender melhor o conceito, confira a nossa matéria: Sistema B: um modelo de empresas sustentáveis.
Empresas B são aquelas que usam seus negócios para o desenvolvimento de comunidades e para a redução da pobreza. Além disso, Empresas B devem se comprometer a buscar também soluções para os problemas climáticos e apresentar melhorias contínuas e adeptas aos altos padrões de gestão e transparência. O conceito das “B Corps” foi criado pelo B-Lab nos Estados Unidos em 2006, com a proposta de redefinir o sucesso para os negócios.
Esse movimento global segue em crescimento, com cada vez mais empresas certificadas por todo o mundo. No Brasil, esse conceito chegou liderado pelo Comitê pela Democratização da Informática (CDI) em parceria com o Sistema B. O Sistema B, por sua vez, é uma organização sem fins lucrativos e representante do movimento na América Latina, com uma quantidade crescente de empresas certificadas. O site do Sistema B disponibiliza uma página com as empresas certificadas no país.
A Ouro Verde Amazônia é a primeira empresa B certificada no país. A certificação de outras empresas brasileiras é concedida após ampla análise das práticas empresariais, em todos os âmbitos. Alguns deles são a relação com trabalhadores, comunidade, meio ambiente, fornecedores, governo, além de práticas de transparência.
A certificação de empresas B é feita através de uma série de propostas oferecidas pelo Sistema B. Confira o passo a passo:
A Avaliação de Impacto B avalia o impacto global da empresa em suas partes interessadas. A avaliação varia de acordo com o tamanho da empresa (número de funcionários), setor e localização de operação primária. O procedimento leva normalmente de uma a três horas; depois de ter concluído a avaliação, é emitido um Relatório de Impacto B com uma nota geral.
Em seguida, uma revisão de Avaliação com um membro da equipe B Lab é agendada. Nessa chamada, a equipe irá rever questões que podem ter sido difíceis de responder ou não estão claras. Além disso, deverá ajudar a entender mais sobre as circunstâncias e quais seriam as melhores práticas para a sua empresa. Em média, leva cerca de 60-90 minutos para completar uma revisão.
Em seu comentário de Avaliação, a equipe também irá mostrar à empresa como apresentar a documentação de apoio e se a pontuação desta está acima de 80 dos 200 pontos possíveis. A avaliação seleciona aleatoriamente de oito a 12 perguntas respondidas de forma afirmativa e pede às futuras empresas B para documentar suas práticas de forma detalhada. A lista de documentos será gerada após a revisão e avaliação.
O Questionário de Divulgação permite que a empresa divulgue de forma confidencial para a B Lab quaisquer práticas sensíveis, multas e sanções relacionadas com a empresa ou seus parceiros. Esse componente não afeta a avaliação da empresa. Normalmente, a maioria destas respostas são menores em natureza e, portanto, não é necessária nenhuma ação adicional.
No entanto, se identificado um ou mais itens do Questionário de Divulgação ou em uma verificação da Companhia e de sua alta administração de fundo material (práticas suspeitas envolvendo pagamento de tributos e coisas do gênero), pode ser necessário fornecer informações adicionais. A aceitação e participação contínua na comunidade B Corp é de exclusivo critério do Conselho Consultivo de Normas e Conselho de Administração da B Lab.
Através da certificação, uma empresa pode engajar-se com a sustentabilidade e bem-estar em seu ramo de atividade pelo sistema B.
Além disso, outros fatores tornam a certificação fornecida pela B Lab ainda mais atraente, como economizar em serviços de acesso (CRM-Salesforces, e-commerce etc), atrair investidores ligados à economia solidária (os chamados empreendedores sociais) e participar de campanhas publicitárias promovidas pela B-Corp. É possível analisar todos os benefícios de forma mais específica.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais